Casa Created with Sketch.

Como limpar o box do banheiro e evitar acidentes com o vidro

Saiba qual é o tempo de manutenção ideal e os cuidados com a estrutura na hora da limpeza

Você certamente já ouviu alguma história assustadora sobre box de vidro que estourou no banheiro. E também já deve ter se incomodado com o aspecto “engordurado” do vidro após o banho. Calma! Saiba que estes problemas têm solução. É verdade que o vidro é um material durável, mas isso não significa que o box do banheiro não precisa passar por manutenções periódicas. Afinal, com o tempo de uso e as mudanças de temperatura, a estrutura pode sofrer danos.

Box de vidro no banheiro Box de vidro no banheiro, da Ideia Glass

Box de vidro no banheiro, da Ideia Glass (divulgação/Ideia Glass/Casa.com.br)

Os principais causadores de acidentes com boxes na área do banho são a instalação incorreta, falta de manutenção e uso inadequado, segundo o técnico em boxes da Ideia Glass, Érico Miguel. “Aconselho a fazer a manutenção a cada seis meses e sempre com uma empresa qualificada, pois somente um profissional especializado poderá garantir a segurança e a qualidade do produto”, alerta.

 

Película para box

Rachaduras nunca devem ser ignoradas, pois podem evoluir de tamanho e soltar partes do vidro. Érico explica que o box de banho deve ser de vidro temperado e com espessura de 8 milímetros. É importante ressaltar que o vidro temperado não pode ser consertado, ou seja, caso ele esteja lascado, é preciso trocá-lo por completo. Uma película protetora  também é indicada para evitar acidentes. “Ela funciona como as películas de celulares. Se o vidro quebra, os pedaços ficam grudados na superfície ao invés de atingir quem está no ambiente”, afirma.

 

Como limpar o box do banheiro?

Banheiro amplo com box de vidro e bancada de madeira na cor azul

 (Unsplash/Sidekix Media/Casa.com.br)

Não utilize ácidos e abrasivos, como palhas de aço. O técnico conta que o ideal é lavar as ferragens com água e sabão neutro, sempre com o lado macio da esponja e panos que não soltam fiapos. Atenção: água sanitária e cloro podem estragar o vidro. O indicado é limpá-lo apenas com água morna — que, inclusive, auxilia a tirar as manchas de gordura.

Você também pode deixar um rodinho (como o de pia) no banheiro para tirar o excesso de sabão do vidro após o banho. E, para mantê-lo com aspecto de limpo sempre, aplique produtos antiembaçantes.

Outros cuidados

Plantas no box do banheiro

Nunca use o box como suporte para toalhas e roupas, nem coloque ventosas no vidro, pois os objetos suspensos podem danificar as ferragens e emperrar os trilhos. Se a água do chuveiro começar a vazar para fora do box, é preciso fazer uma vistoria na vedação entre o vidro e a ferragem. “Nem sempre o vazamento é perceptível, mas algumas situações são indícios do problema, como manchas na pintura da parede, piso descascando, tinta com bolhas ou sinais de bolor”, avisa Érico.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.