Casa Created with Sketch.

4 dicas para cuidar do sofá e colchão durante o inverno

Apesar do frio, abrir as janelas é fundamental, assim como aspirar os móveis

Durante o inverno, ocorre maior acúmulo de poeira nas fibras dos tecidos, o que causa a proliferação de bactérias, ácaros e vírus, além de contribuir para manifestações alérgicas e respiratórias. Por isso, é importante que na higienização dos ambientes e dos móveis, os sofás, poltronas e colchões recebam um pouco mais de atenção durante essa estação.

Para saber como fazer isso de modo eficiente, falamos com a Camilla Irion, gerente da Porto Faz, e-commerce de serviços da Porto Seguro, que dividiu com a gente dicas para manter esses tecidos higienizados, além de prolongar a vida útil dos móveis.

1. Aspire o móvel semanalmente

 (Reprodução/Pinterest)

O aspirador é o maior aliado na limpeza diária da casa e deve ser utilizado no sofá e na cama, principalmente para casas com cães e gatos que soltam pelos. “Mantê-los livres de pó e fuligem ajuda a prevenir doenças, já que o acúmulo causa a propagação de ácaros e bactérias, o que pode resultar em lacrimejamento nos olhos, congestão nasal, sensação de peito cheio e sintomas na pele, como coceira e eczema”, afirma.

2. Mantenha as janelas abertas

 (Reprodução/Pinterest)

No inverno, as pessoas costumam deixar as janelas fechadas para que a casa se mantenha aquecida. No entanto, a circulação do ar é necessária para que a residência fique arejada, já que um ambiente fechado é propício para a proliferação de fungos e ácaros.

3. Utilize mantas e capas impermeáveis

O uso de mantas ou capas impermeáveis ajuda na manutenção do colchão e do sofá e pode prolongar a vida útil desses móveis. “Como muitas pessoas costumam se alimentar na cama, por exemplo, alguns acidentes podem acontecer. A capa auxilia na proteção de possíveis absorções de alimentos e bebidas”, alerta Camilla.

4. Faça a limpeza profissional uma vez ao ano

 (Reprodução/Pinterest)

É recomendado a limpeza profissional destes móveis uma vez ao ano e, em alguns casos, a cada seis meses. “Caso haja crianças ou animais na residência, o prazo deve ser antecipado, evitando que o tecido fique encardido e a sujeira penetre profundamente”, comenta.

Diante de acidentes que causem grandes danos, como absorção de urina ou derramamento de líquidos, também é recomendado o auxílio de um profissional. “Com isso, evitamos a proliferação de bactérias e desgaste do sofá devido à limpeza superficial”, conclui. E, apesar de o inverno exigir um cuidado maior por causa do acumulo das impurezas nos móveis, é importante que o cuidado se mantenha também no verão.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s