3 passos fundamentais para organizar o espaço de trabalho

Organização anda lado a lado com bem-estar e produtividade

Por Luiza Cesar Atualizado em 12 dez 2021, 16h14 - Publicado em 14 dez 2021, 13h00
Create&Cultivate/Reprodução

Está perdendo tempo procurando papéis, documentos e outros itens importantes? Este é um sinal de que está na hora de organizar seu espaço de trabalho e evitar que esses momentos de pânico afetem seu foco e produtividade.

Ergotron Blog/Reprodução

Seja no ambiente de trabalho ou no home office, ter tudo em seu devido lugar pode trazer muitos benefícios, como melhorar a eficiência, concentração e confiança – além do desenvolvimento desse hábito, claro. Para garantir que tudo ocorra bem durante o expediente, Renata Berloffa, personal organizer parceira da Ordene, preparou 3 passos muito importantes que devem ser seguidos:

Necessário, útil ou dispensável?

 

Tente fazer essa pergunta para tudo o que tem na sua área de trabalho. Avalie o que realmente está sendo usado, o que deve ser guardado e o que só está ocupando espaço e pode ser descartado.

Outra dica é dividir os acessórios por constância de uso. Deixe as coisas mais importantes do lado do computador ou em lugares de fácil acesso e com maior visibilidade, o restante pode ser colocado em organizadores ou gavetas.

Continua após a publicidade

Terminou o expediente? Deixe tudo no lugar!

Não tem problema se o espaço ficou bagunçado durante o dia, mas tente sempre usar o sistema ‘usou, colocou de volta’, principalmente ao finalizar todas as tarefas, para não ter estresse no dia seguinte.

Reprodução/Giphy

Colocar as canetas, lápis e outro itens de papelaria no lugar e esvaziar o lixo te ajuda a ter um ambiente sem acúmulos e com visual clean.

Cantinho especial para os documentos

 

Reprodução/Good Housekeeping

Quem nunca se estressou com documentos espalhados, seja físicos ou no computador? Deixe todos separados em pastas de acordo com o tema, importância, ordem cronológica e outras categorias que sejam importantes para o seu trabalho. Isso tornará a sua relação com esses itens muito mais saudável.

Se a quantidade de papéis for muito grande, armazene os mais antigos, se não puder jogar fora, em um local separado dos documentos mais recentes. Assim você poderá fazer essa transição sempre que necessário e encontrará facilmente o que está buscando. 

Continua após a publicidade

Publicidade