Continua após publicidade

SONY celebra o 40º aniversário do Walkman em exibição épica

Em tom de retrospectiva, a exposição conta a importância do dispositivo para pessoas reais e celebridades ao longo da história

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 16h00 - Publicado em 12 jul 2019, 12h29
1-sony-walkman
(Divulgação/Casa.com.br)

Quem aqui lembra do Walkman? Se você nasceu nos anos 1980 ou 1990, é difícil não tê-lo como parte da sua memória, tenha sido ele um companheiro dos momentos musicais ou um desejo de consumo distante.

Ícone de uma geração inteira, o reprodutor portátil desenvolvido pela SONY revolucionou o jeito que as pessoas escutavam música: com ele, era possível ouvi-las em movimento. Uau!

2-sony-walkman
(Divulgação/Casa.com.br)

Criado pelo co-fundador da SONY, Masaru Ibuka, o primeiro protótipo do Walkman foi construído a partir da modificação de um SONY Pressman antigo – um gravador compacto projetado para jornalistas.

Continua após a publicidade

A partir daí, o Walkman ganhou novos designs, especificações e formatos de mídia ao longo dos anos. Popular e queridinho por todo bom amante da música (que agora poderia levá-la consigo aonde quer que fosse), o dispositivo deixou para trás uma história que a SONY se orgulha em contar.

3-sony-walkman
(Divulgação/Casa.com.br)

Para celebrar esta história e os 40 anos do Walkman, a gigante da tecnologia vai abrir uma exposição de retrospectiva no distrito de Ginza, em Tóquio.

Continua após a publicidade

Intitulada “The Day the Music Walked” (em português, “O Dia em que a Música Andou”), a mostra é parte de um programa que conta histórias de pessoas reais que possuíam o eletrônico e como ele se tornou parte de suas vidas.

Além delas, celebridades como o músico Ichiro Yamaguchi e a dançarina de balé Nozomi IIjima também compartilham suas memórias com o Walkman e as músicas que escutavam nele em suas respectivas épocas.

4-sony-walkman
(Divulgação/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

A exposição, que será aberta no dia 1º de setembro deste ano, também vai apresentar um hall cheio de Walkmans. O corredor de retrospectiva conta com 230 versões do dispositivo através da história, desde reprodutores grossos de cassetes e CD players portáteis a leitores de MP3 mais modernos.

Confira abaixo o vídeo de divulgação da mostra:

Publicidade