Continua após publicidade

Usufruir ao invés de possuir: veja novos jeitos de viver a “casa própria”

Empresas como a Vila 11 constroem prédios inteiros para locação e administram o condomínio!

Por Ana Harada
Atualizado em 14 Maio 2021, 12h00 - Publicado em 14 Maio 2021, 08h00
Estar com piso e parede branca. Sofá creme, manta cinza sobre ele. Apoio para os pés em madeira e almofada cinza. Plantas dos dois lados
(Vila 11/Reprodução)

O que é casa para você? É um lugar físico ou é onde o coração está? Durante muito tempo, sobretudo a partir dos anos 1950, uma vida “realizada” significava uma família de dois filhos, um sobrado, jardim, cerca branca e carro na garagem. Hoje as coisas mudaram, e muito.

O custo de vida aumentou, as pessoas estão se mudando (dentro e fora de seus países) com mais frequência e as cidades ficam cada vez maiores. Sendo assim, nem sempre ter um imóvel é a melhor opção. Afinal, imagina se você conseguir um emprego do outro lado da cidade, tiver filhos, ou simplesmente quiser ir para outro bairro?

Apartamento com living e cozinha integrados. Living com sofá cinza e estante em madeira vazada com tv. Ao fundo, bancada com cadeiras.
(Vila 11/Reprodução)

O resultado desta tendência é um crescimento dos aluguéis e também das novas modalidades de locação. O aluguel, porém, tem seus pontos negativos: a burocracia interminável e dificuldade em lidar com imprevistos nos apartamentos e casas alugadas podem ser bastante estressantes.

Novas modalidades

 

Prédio cinza. Cobertura com piscina e espreguiçadeiras.
(Vila 11/Reprodução)

Pensando nisso, algumas empresas propuseram um novo jeito de pensar o morar. Ao invés de construírem prédios para vender, elas erguem edifícios inteirinhos para alugar. E não para por aí, a empresa também é a responsável pela gestão e administração de cada uma das unidades e do condomínio, assim, a preocupação do morador é somente…morar!

Estúdio com mesa de jantar em madeira e cadeiras. Cama ao fundo.
(Vila 11/Reprodução)

Já popular no exterior, este modelo chega ao Brasil com empresas como a Vila 11, em São Paulo. No seu prédio na Vila Madalena (e em outros espalhados pela cidade que estão por vir), cada unidade já está pronta para ser ocupada, com os eletrodomésticos em ordem. Cabe ao locatário só chegar e ocupar o espaço com aquilo que é pessoal.

Continua após a publicidade

Lares que acompanham as pessoas

 

Piscina com cadeiras azuis em rooftop.
(Vila 11/Reprodução)

O objetivo é que as casas acompanhem as pessoas, e que o lar seja em qualquer lugar que represente seu momento de vida. “A Vila 11 propõe uma nova solução de moradia por aluguel ainda incipiente no Brasil, que são propriedades residenciais 100% voltadas para locação. Acreditamos que a tendência de preferir o ‘usufruir’ em vez de ‘possuir’ é um caminho sem volta, que se desdobra de forma consistente na moradia nas principais capitais do mundo”, explica Ricardo Laham, CEO da Vila 11 ao Casa.com.

Morar sem complicações

 

Lounge com sofás cinzas e mesa branca. Paredes com revestimento em madeira
(Vila 11/Reprodução)

E como é a vida em um prédio assim? Como você quiser, mas sem preocupações com assembleias de condomínio decidindo se deve ou não colocar ar-condicionado, ou aquele dilema de quem é o responsável pela infiltração no teto da cozinha. A empresa cuida de tudo. E quando dizemos tudo, é praticamente tudo: Ricardo conta que quer implementar até mesmo parcerias para locação de móveis e talheres.

Piscina em rooftop
(Vila 11/Reprodução)

“O que queremos oferecer é o conceito ‘hassle free’ de morar (ou livre de aborrecimentos). Estamos nas melhores localizações de São Paulo, os edifícios contam com gestão patrimonial e padrões de manutenção diferenciados, áreas de lazer concebidas para atender o que realmente importa para quem mora. Nos apartamentos, os acabamentos são de qualidade superior e a empresa faz a manutenção preventiva e periódica de eletrodomésticos, armários e até luminárias. Não tem surpresas, não tem imprecisões.”

Continua após a publicidade
Lounge com tapate geométrico sofá branco e sofá cinza ao fundo
(Vila 11/Reprodução)

Toda a parte de contrato pode ser feita 100% online, de forma simples, rápida e sem burocracia ou intermediários (quem já teve de alugar um imóvel sabe o quão maravilhoso é saber disso!). Modelos como o da Vila 11 abrem novos horizontes para o mercado imobiliário mas principalmente uma nova opção de morar para nós!

Publicidade