Continua após publicidade

História da arquitetura brasileira é destaque em mostra do Sesc

Projetos de 96 profissionais consagrados foram relacionados a elementos da cultura do país

Por Larissa Faria
Atualizado em 28 fev 2024, 18h44 - Publicado em 25 nov 2020, 16h20

Os amantes da arquitetura brasileira irão se apaixonar pela mostra que foi aberta hoje (25) no Sesc 24 de Maio, em São Paulo. Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira reúne histórias, projetos e obras de 96 profissionais consagrados, como Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha — este último, inclusive, projetou o edifício do centro cultural com o escritório MMBB Arquitetos.

O Sesc 24 de maio, no centro de São Paulo: projetado por Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos (Sesc divulgação/Matheus José Maria/Casa.com.br)

O acervo, que tem a curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik, está exposto em uma linha do tempo com início em 1920, incluindo da Semana de Arte Moderna a movimentos e temas contemporâneos, como o direito à cidade e ocupações. A proposta é provocar uma reflexão nos visitantes sobre a liberdade e o desafio de criar uma identidade brasileira em contraponto às influências europeias nas construções do país.

A Casa das Canoas, de 1951, projetada por Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro (Leonardo Finotti/Acervo CA/Casa.com.br)

Os núcleos expositivos relacionam diversos elementos da história e cultura que são inspirações para os arquitetos, como as artes plásticas, música e literatura. A criação da bossa nova, por exemplo, trouxe características como a valorização dos espaços amplos, sinuosos e com vão. 

Lina Bo Bardi desenhou a estrutura de concreto armado do Sesc Pompeia (Leonardo Finotti/Acervo CA/Casa.com.br)

Entre os destaques da mostra de arquitetura, estão o conjunto da Pampulha (em Belo Horizonte) e o Plano Piloto de Brasília, ambos de Oscar Niemeyer. O concreto armado aparente paulistano, como o do projeto do Sesc Pompeia, também foi selecionado, assim como os conjuntos habitacionais do Rio de Janeiro e escolas pré-fabricadas. 

Continua após a publicidade

Serviço

Exposição Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira
Sesc 24 de Maio – 5º andar
De 25 de novembro de 2020 a 27 de junho de 2021
Entrada gratuita – é necessário solicitar o ingresso com horário marcado no site.

 

Publicidade