Continua após publicidade

Gamificação: jogos ajudam combinar produtos e harmonizar a decoração

O DEXmood, por exemplo, é uma ferramenta que facilita a condução de projetos de arquitetura na hora de construir ou reformar.

Por Ana Harada
9 abr 2024, 19h00
Gamificação: jogos ajudam combinar produtos e harmonizar a decoração
 (Dexco/Divulgação)
Continua após publicidade

A Dexco, maior casa de marcas do Brasil para materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, acaba de lançar um jogo, em cartas físicas e aplicativo, para apoiar consumidores e arquitetos a entender quais são os elementos que compõem os espaços de interiores e a harmonizar as soluções oferecidas pelas marcas da empresa da melhor forma possível na hora de reformar ambientes.

Desenvolvido em parceria com a consultoria CoolHow assessoria de construção de conteúdos e inteligência de negócio para geração de aprendizagem, o jogo, chamado DEXmood, é fundamentado em conceitos como a psicologia das cores, neurociência, e a teoria de Gestalt no design gráfico. Foram criadas duas jogabilidades: a Easy e a Pro (profissional), e as descobertas vão depender do modo de jogar e fazer as escolhas.

A empresa deseja com isso simplificar as reformas e facilitar a combinação de produtos por meio da inteligência consolidada com suas marcas, em diferentes categorias, com amplos portfólios. O lançamento faz parte da estratégia da companhia de se aproximar dos consumidores e profissionais, movimento que tem se intensificado nos últimos anos, e de deixar mais claro para as pessoas a força do conjunto de suas marcas.

“Estamos lançando um guia de harmonizações, que virou um game, mas na verdade ele é uma valiosa ferramenta de dados, um sistema que une todas as coleções das marcas da companhia e que mostra uma boa parte da inteligência da empresa de uma forma unificada, sinérgica e integrada para arquitetos e consumidores”, conta Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Dexco, reforçando a capacidade única da empresa, devido ao amplo portifólio, de resolver todas as dores da jornada de construção e reforma.

As quatro personas da reforma

Gamificação: jogos ajudam combinar produtos e harmonizar a decoração
(Dexco/Divulgação)

Segundo Marcele Brunel, head do Design Office da Dexco, responsável pela execução do projeto, não foi à toa que foram desenvolvidos dois caminhos de jogabilidade. Na jogabilidade 1, modo Easy, o intuito foi atender diferentes estilos de personas da reforma e do processo de influência. De acordo com uma pesquisa realizada pela Dexco, foram identificadas 4 personas na jornada da reforma e, para atender três delas, a empresa criou a jogabilidade 1: o inexperiente – que está em um caminho inicial e não entende muita coisa de reforma, o ponderado – busca o equilíbrio, mas ainda está em uma linha de escolha segura e o pragmático – perfil totalmente prático, quer algo que vai dar certo e busca não se estressar.

Continua após a publicidade

Para o consumidor, a dinâmica é direcionada. Ele terá cartas de mood, cartas de emoção, cor, textura, forma, depois chegará nas cartas de produtos e, por fim, conhecerá o ambiente ideal para ele. Se algumas escolhas durante o percurso não derem match no final, ele volta ao passo anterior, para poder fazer as junções necessárias e criar o seu ambiente.

Já para atender a quarta persona identificada como “rato de reforma” – aquele perfil de consumidor que não é especialista, mas é uma pessoa antenada, que quer experimentar, criar, desenvolver novas opções de ambientes – junto com os arquitetos e os designers, criou a jogabilidade 2, modo Pro.

A diferença entre as duas modalidades é que a destinada para especificadores – arquitetos e profissionais experientes que buscam uma abordagem prática para a concepção e condução de projetos de arquitetura – tem um raciocínio mais livre no processo de composição de ambientes, com orientações e dicas de harmonização, pelas quais eles conhecerão o racional que a Dexco usa internamente. E aquela voltada para o público em geral, tem um raciocínio mais literal e simplificado para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor solução para suas casas e ambientes, sem erro.

“A primeira coisa que o usuário vai definir dentro do aplicativo é qual a emoção que ele deseja traduzir em seu ambiente de reforma. Se ele quer um ambiente que transmita calma, ou que transmita alegria, entre outras. A partir daí, ele vai ter as cartas de estilos que transmitem aquela emoção. E depois, vinculados a esses elementos, os produtos que os representam. Tudo vai sendo conectado”, explica Marcele Brunel.

O box com as cartas físicas e o aplicativo foram lançados na Expo Revestir, em São Paulo, maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. A primeira versão da ferramenta já terá os lançamentos de 2024 e também os que estão linkados dentro do portfólio Dexco com a cor do ano da Pantone – Peach Fuzz – um tom de pêssego aveludado. “Na nossa marca Durafloor por exemplo, teremos padrões em cores que se assemelham à essa tonalidade do ano de 2024, como o Carvalho Belize, da linha Studio. Então, é uma ferramenta baseada em tendências de mercado extremamente atuais”, ressalta Marina Crocomo.

Continua após a publicidade

Depois o guia deve ir para a plataforma de relacionamento com especificadores – DEXperience -, para ser uma ferramenta para os arquitetos parceiros acessarem. E, para os consumidores usarem, a empresa quer levar a ferramenta para os pontos de venda. A versão box estará ainda disponível à venda na loja online da Duratex. E, no futuro, a ferramenta será levada a estudantes, promovendo assim desenvolvimento do conhecimento nos futuros profissionais.

O desafio do cross entre marcas

Gamificação: jogos ajudam combinar produtos e harmonizar a decoração
(Dexco/Divulgação)

Nos últimos anos, a empresa vem buscando trazer o valor e a força da união das marcas para o mercado. Segundo Marina Crocomo, também existe uma expectativa grande por parte do próprio cliente arquiteto para entender melhor como trabalhá-las juntas. E a empresa vai investir, cada vez mais, em ações que mostrem esse valor para o mercado.

Neste ano, a aposta será em orientar como fazer harmonizações de ambientes. O objetivo é que o público possa fazer combinações de produtos a partir daquilo que a empresa conhece, acredita e do que as marcas, juntas, pensam e criam. “Sabemos que ainda é um grande desafio para os consumidores olharem para todos os nossos produtos separadamente e entenderem como é possível combiná-los e associá-los de uma forma única. É isso que estamos buscando incentivar”, conclui Marina.

Publicidade