Casa Created with Sketch.

Da Terra para o céu: observatórios astronômicos em São Paulo

Em uma g̶a̶l̶á̶x̶i̶a̶ cidade não tão distante... você aprende e se diverte vendo o céu!

 (Reprodução/Catraca Livre)

Quem nunca ficou amarradão em admirar os detalhes da Lua, as constelações ou ficou tentado a ir em observatórios astronômicos para enxergar melhor os anéis de Saturno, que atire a primeira pedra… ou melhor, o primeiro meteorito!

Por isso, a Catraca Livre reúne aqui uma lista lindona de observatórios astronômicos em São Paulo – capital e interior – para você curtir uma aventura interplanetária!

Grande parte deles fica fora da capital, mas nada que um fim de semana não resolva. Afinal, especialmente no interior de São Paulo, longe das luzes paulistanas, é que dá pra curtir melhor o céu!

Vale se planejar direitinho também, porque o passeio depende da própria Lua, sabia? Pois é! A fase ideal para ir aos observatórios astronômicos é no período de Lua crescente, e não na cheia, uma vez que durante essa fase, há muita luz e pode atrapalhar a visão de detalhes do relevo lunar.

A minguante também é indicada, o problema é que ela nasce a partir da meia-noite, quando os observatórios estão fechados. Já a Lua nova é perfeita para ver muitas estrelas, galáxias e até mesmo nebulosas.

Amparo

Em Amparo, a 138 km de São Paulo, fica o Polo Astronômico que tem o maior telescópio do Estado, além de ser o maior dos observatórios astronômicos com visitação pública no Brasil!

Por lá, você pode aproveitar o planetário com a simulação do céu do dia da visita, a observação a olho nu e com os telescópios menores, em espaço aberto.

O Polo Astronômico fica em uma área rural de Amparo e tem cerca de mil metros de altitude e tem condições ideais para observação por estar longe do centro.

As sessões custam R$ 40 e rolam de sábado. Durante o dia, o Polo Astronômico tem ainda a observação solar com filtros especiais , possibilitando a visão da superfície do sol e as manchas solares – não tente observar o sol a olho nu ou com telescópios normais, viu?

Se você ficar a fim de curtir a observação noturna do observatório astronômico, é preciso entrar em contato pelo WhatsApp (19) 992.959.586 para se informar sobre como vai estar o céu no dia e agendar o passeio.

Quer conferir o restante da lista? Então clique aqui e veja o conteúdo completo da Catraca Livre!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s