Casa Created with Sketch.

Coral revela sua cor do ano para 2021

O tema coragem guiou os pesquisadores da marca para elegerem o tom principal e quatro paletas que derivam dele como tendência

 (divulgação/Casa.com.br)

Quem acompanha o universo as cores sabe que nessa época, as principais marcas de tinta do mundo revelam seus estudos de tendências e apostas para os tons que vão fazer sucesso no ano seguinte. E hoje é o dia que a Coral, do grupo Akzo Nobel, fez o seu anúncio. A cor do ano da marca é a Pedra Esculpida, um tom terroso, estimulante e, ao mesmo tempo equilibrado.

“Ela nos conecta de volta à natureza e às coisas simples. Com um tom neutro quente e natural, ela permite que outras tonalidades brilhem e fornece uma base sólida para a vida. É uma cor forte e da terra, que evoca estabilidade, crescimento e potencial, ajudando a criar um ambiente e a dar a coragem necessária para se abraçar as mudanças que vem por aí”, conta Fernanda Figueiredo, gerente de Comunicação e Colour Design de Tintas Decorativas da AkzoNobel na América do Sul.

Mas, para chegar à cor do ano, a Coral investe em um estudo internacional que investiga muitos comportamentos. Trata-se do ColourFutures, que mapeia as principais tendências globais e as transforma em paletas de cores de tintas inspiradoras.

Em especial, neste ano atípico, a casa tornou-se um porto seguro e a escolha da cor teve tudo a ver com esse sentimento. “Os tons naturais funcionam facilmente em uma casa ao criar uma tela calorosa e neutra que permite outras cores ganhem evidência. Alicerce vigoroso de qualquer ambiente, ao atuarem tão bem juntas, as tonalidades selecionadas dão a possibilidade de sermos criativos com cores e também formas geométricas complementares”, explica Fernanda.

 (divulgação/Casa.com.br)

Este período desafiador que estamos vivendo também se reflete nas paletas das cores de 2021, apontadas como tendência pela Coral. “Todos enfrentamos experiências que parecem desconectadas do mundo moderno. Mas também descobrimos algo muito mais positivo: a solidariedade entre pessoas que não se conhecem e o fato de que, juntos, podemos fazer coisas extraordinárias. Agora é a hora de encontrar a coragem de nos levantarmos e seguirmos em frente. Nossa casa continua sendo nosso santuário, o lugar perfeito para que possamos nos readaptar, nos renovar e recarregar as energias. Assim, nossa cor do ano é uma tonalidade que fala sobre equilíbrio, estabilidade e potencial”, comenta Heleen Van Gent, diretora de criação do Centro de Estética Global da AkzoNobel.

Guiados por esses insights, os pesquisadores dividiram o estudo em quatro pilares: coragem para se posicionar, para se conectar, para construir por meio do passado e para se adaptar. E, a partir da cor Pedra Esculpida, criaram quatro paletas fáceis de usar. Conheça cada uma delas a seguir:

 

#Tendência 1: Autoconfiança

Quem foram as pessoas cujas palavras causaram maior impacto nos últimos tempos? Aquelas que foram corajosas o suficiente para agir com paixão, energia e empatia, explica o ColourFutures 2021. Defender o que acreditamos e pensar nos outros nos dá o poder de impactar o mundo de uma forma positiva.

Paleta cores expressivas: tonalidades fortes despertam e estimulam a autenticidade. Suntuosas, mas sem exageros, são cores que incentivam a criatividade em todos os lugares, tais como: Bronze Tibetano, Vermelho Blefe, Vermelho Henna, Chá Dançante, Presente Romântico, Luxo Moderno, Campo de Alfazemas, Vestido de Boneca e Cereja Intensa.

#Tendência 2: Solidariedade social

Pessoas de todo o mundo se viram unidas por sentimentos, necessidades e maneiras de se comportar como nunca antes, o que serviu para realçar essa comunhão, além de gerar uma sensação reconfortante de solidariedade global. Como seres humanos, desejamos estar próximos uns dos outros e, como não pudemos estar juntos ao vivo, houve um grande aumento de comunidades virtuais.

Paleta cores para unir: Argila, turfa, giz, barro. Os tons de terra das cores dessa paleta vêm de todo o mundo e refletem todas as pessoas. São cores capazes de suavizar as linhas mais duras de um ambiente contemporâneo e trazer uma sensação de calor e intimidade: Pena Prateada, Amêndoa Confeitada, Marrom do Século, Cinza Fóssil, Corços Brancos, Teatro Barroco, Marrom Havana, Marrom Ardósia e Céu Cinzento.

#Tendência 3: Reavaliar o passado

A sociedade consumista descarta o velho em favor do novo, mas é hora de reavaliar nossa história. As habilidades e os valores do passado ecoam de forma atemporal. Precisamos ser ousados o suficiente para rejeitar modismos, para viver não apenas valorizando o presente, mas também o futuro sólido e sustentável.

Paleta cores atemporais: unindo tradição e tons contemporâneos, essa paleta tem tudo a ver com valorizar o passado e enxergar sua relevância para o futuro. Sozinhas ou em combinações criativas, essas cores aquecem e energizam, sem sobrecarregar, além de trazerem um sentido de tradição contemporânea a ambientes internos e externos. São elas: Vista do Imperador, Cappuccino, Ouro Monarca, Creme Brulée, Teia de Aranha, Silêncio de Inverno, Branco Barbante, Branco Europeu e Cobre Suave.

#Tendência 4: Consciência ambiental

É tempo de compreender a urgência de reduzir nosso impacto no planeta, assim como encontrar maneiras de fazer as coisas de formas diferentes e mais sustentáveis. Um período de forte mudança social e econômica nos leva a reavaliar o que realmente importa na vida, como prazeres simples, casa, família e amigos.

Paleta cores do planeta: os tons do mundo natural – o mar e o céu, a grama e as árvores, o solo – ecoam nos azuis, verdes e marrons dessa seleção. Eles combinam naturalmente e podem nos lembrar de nossa conexão com o meio ambiente ao redor, a resiliência da natureza e a necessidade de protegê-la. Fazem parte dessa paleta que proporciona combinações inteligentes as cores Praça no Inverno, Jardim da Meia-noite, Mistério do Oceano, Blueberry, Vento Suave, Tempestade Iminente, Melodia Suave, Esgrima e Mica Negra.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s