Coluna: a casa nova do Casa.com.br!

Um relato sobre a pequena jornada do Casa.com.br até chegar na casa nova

Por Ana Harada Atualizado em 6 mar 2022, 22h49 - Publicado em 6 mar 2022, 19h00
Gif da nova homepage do Casa.com.br
Divulgação/Casa.com.br

O Casa.com.br está de cara nova! Desde o dia 23 de fevereiro, quem entra no portal descobre duas novidades: uma home redesenhada e as marcas Minha Casa e Arquitetura e Construção dentro do site. A casa nova do Casa.com.br é fruto do carinho que colocamos nele e estamos animadas para compartilhar essa nova fase com vocês, nossos leitores!

Muito mais além de uma estética bonitinha (apesar de a gente estar encantadas demais com o design), essas mudanças representam uma jornada de trabalho, desenvolvimento da marca e empenho da equipe. É essa história que quero compartilhar.

Há pouco mais de um ano, quando entrei como editora, em fevereiro de 2021, sabia que tinha um desafio nas mãos. Sim, todos os começos costumam ser difíceis (99% dos meus foram pelo menos) mas esse era um dos grandes.

Além de ser a primeira vez que eu assumia um papel de editora, (e logo em um site com tanta história e tantos jornalistas incríveis no histórico) estávamos somente eu e nossa fiel e maravilhosa repórter Kym Souza para tocar o site e todas as redes sociais.

Pessoalmente, também não era exatamente o melhor momento na minha vida. Minha família e eu estávamos nos recuperando da Covid-19, que naquele momento estava no pico de mortes e ainda sem vacinas disponíveis. (Por favor, não deixem de tomar as vacinas!)

Logo de cara, nós sabíamos que havia bastante trabalho pela frente: tínhamos uma marca enorme em mãos e só quatro mãos para cuidar dela. Nos primeiros meses, mal havia tempo de respirar. Sem Kym ao meu lado não sei como teria conseguido.

A equipe nasceu em março. Yara Guerra assumiu com toda sua capacidade e empenho nossas redes sociais e também o cargo de repórter. No mês seguinte, as incríveis Luiza César e Ana Claudia Celis se juntaram para somar forças nas matérias e mídias digitais. Essa nossa pequena família segue até hoje e o Casa.com.br só é o site que é graças a ela.

Com a equipe a postos, era o momento de parar e pensar. Sim, pensar. Sobre o que você se pergunta? Bem, o Casa sempre foi uma plataforma de decoração e do universo relacionado ao morar, mas isso não é muito específico. Precisávamos decidir o que nós queríamos que o Casa fosse. Que tipo de site iríamos construir? Que tipo de conteúdo vamos publicar? Como vamos nos relacionar com nosso público amado?

Continua após a publicidade

Essas não são perguntas que se respondem em uma única reunião, ou em uma semana. No decorrer do ano, nós conversávamos constantemente sobre quais pautas publicar, sobre como era o jeito mais legal de escrever.

Decidimos que gostaríamos de fazer um site de entretenimento, leve e divertido. Um site que as pessoas queiram entrar no seu tempo livre, para relaxar. E também um site que fale para todos: de quem é apaixonado por decoração e sabe todos os estilos de cabeça até quem nunca quis comprar uma cadeira ou cuidar de uma folhagem.

A nossa proposta de ser um portal cheio de energia, humor e despretensão não é o caminho mais tradicional que se espera de uma plataforma que fala de tapetes, jardinagem e layouts de banheiro, mas para nós isso aconteceu naturalmente. A realidade é que adoramos escrever sobre signos, tendências engraçadas, séries e outras novidades. Queremos que o nosso público se divirta lendo tanto quanto nós nos divertimos escrevendo.

Ainda dentro dessa ideia de ser uma marca descolada (desculpa aí o cringe da expressão) nós investimos muito nas redes sociais, inventando todos os tipos de conteúdos interativos, vídeos e joguinhos. Nossa super repórter Luiza reativou e passou a movimentar nossa conta no Tik Tok, enquanto nossa social media Ana passou a cuidar e interagir com todo mundo lá no nosso Twitter!

Foi com todo esse caminho percorrido que chegamos na fase de repensar o layout e o desenho do Casa.com.br que vocês veem agora.

A paleta de cores foi inspirada em frutas e outros tons cítricos, representando a leveza e o frescor do conteúdo. É uma estética “verão”, bem alegre. Agora, nossa homepage tem mais informações e está mais dinâmica, o que nos permite explorar ainda mais nossos conteúdos. Isso sem mencionar, é claro, as marcas Arquitetura e Construção e Minha Casa, que estavam desativadas desde 2018 (somente as redes sociais funcionavam), mas que agora possuem seus próprios espaços dentro do Casa.com.br com conteúdo novinho!

Como editora, só tenho a agradecer a oportunidade de conduzir essa nova etapa e agradecer imensamente as pessoas que se dedicam todos os dias para fazer tudo isso realidade (nossas 31 matérias semanais e todas as nossas redes sociais!). Obrigada Kym, Yara, Luiza e Ana pela sua dedicação e competência sem precedentes e também obrigada à nossa Redatora Chefe, Cristina Bava, que está sempre ao nosso lado, guiando e orientando todas as nossas escolhas.

Por último e mais importante, agradeço a você, leitor do Casa.com.br, por prestigiar nosso trabalho. Sem vocês, nada disso seria possível! Espero que vocês gostem desse novo ciclo!

Continua após a publicidade

Publicidade