Continua após publicidade

Casas na Lua? Projeto da Nasa planeja construções em impressão 3D

Em parceria com o escritório de arquitetura BIG, as edificações serão sustentáveis e usarão material lunar

Por Nádia Simonelli
2 out 2020, 15h13
(reprodução/)

Tudo o que é relacionado ao espaço causa muita curiosidade, assim como a notícia de que a Nasa e um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo, o BIG, se uniram para projetar construções na Lua. Trata-se do Projeto Olympus, que tem como objetivo desenvolver uma infraestrutura impressa em 3D para viver no satélite natural, usando materiais encontrados em sua superfície. 

Para isso, o escritório do arquiteto Bjarke Ingels trabalha em parceria com a empresa de construção em 3D Icon. “Com eles, somos pioneiros em novas fronteiras — tanto materialmente, tecnologicamente e ambientalmente”, afirma Ingels. E os profissionais estão animados com toda a inovação e o desafio presentes no projeto. “Construir o primeiro lar da humanidade em outro mundo será o projeto de construção mais ambicioso da história e levará a ciência, a engenharia, a tecnologia e a arquitetura a novos patamares”, disse o cofundador da ICON, Jason Ballard.

(reprodução/)

Trabalhando no NASA’s Marshall Space Flight Center, em Huntsville, Alabama, a equipe vai usar um simulador de solo lunar durante o processo de desenvolvimento do projeto, que pretende criar construções robustas e adequadas ao ambiente da Lua. Outros projetos analisados pela Nasa, sugeriam edifícios infláveis ou de estrutura metálica, mas com o método de impressão 3D, será possível usar os materiais locais e isso é mais sustentável, já que reduz o desperdício.

De acordo com a equipe, a ideia é que o Projeto Olympus seja um exemplo mais sustentável de construção aqui na Terra. “Com as tecnologias e parâmetros de eficiência desenvolvidos para a construção de edifícios extraterrestres, o projeto também nos ajudará a reduzir a pegada de carbono do ambiente construído”, conclui o sócio do BIG, Martin Voelkle.

(reprodução/)

 

Publicidade