Casa Created with Sketch.

Atenção, profissionais: dicas para viralizar seu projeto, ideia ou produto

As regras do marketing viral para as áreas de design de interiores e arquitetura, segundo a jornalista Marcia Carini

Uma vez, um arquiteto muito querido me disse: “Marcinha, eu não vou mais fazer CASACOR SP…eu sinto que não “aconteci”. Por que será?”. Esse arquiteto tinha feito bons ambientes nessa mostra de decoração, era querido entre os fornecedores. E eu não soube o que responder. Fiquei com isso alguns anos na minha cabeça e, hoje, eu acho que…encontrei uma pista. Existem fórmula para viralizar. No vídeo acima, faço um resumo dessa fórmula e parte dela está no livro Made to Stick, de Chip e Dan Heath (em Português: Ideias que colam). Esse livro me levou a fazer um curso de marketing viral, da Wharton School, da Universidade da Pensilvania. É um curso online de quatro semanas.

O que eu vou falar aqui, pode ser adaptado para qualquer área. Uma ideia viraliza quando ela tem seis ingredientes básicos: 1) simplicidade 2) surpresa 3) concretude 4) credibilidade 5) emoção. Então, já que eu comecei falando sobre arquitetura vou permanecer no tema, mas agora usando um ambiente que viralizou. Pensa que quando alguém visita uma mostra de arquitetura, vai ver pelo menos 70 espaços, e ela vai se lembrar de poucos espaços (talvez se lembre apenas de partes de alguns deles). Em 2016, em São Paulo, na CASACOR, um espaço viralizou mais que os outros. Quem se lembra? Foi esse aqui: Estúdio Jaboticaba de Nildo José. Vamos ver como esse ambiente se enquadra perfeitamente nas premissas da viralização.

 (reprodução/Marcia Carini)

Ficou curioso para saber mais sobre marketing viral? Então, acesse o blog da Marcia Carini!

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s