Continua após publicidade

5 dicas para quem quer comprar um imóvel na planta

A mais importante delas é entender a fundo tudo o que a construtora promete entregar

Por Yeska Coelho
Atualizado em 28 fev 2024, 18h55 - Publicado em 4 dez 2020, 09h06

A compra de imóveis na planta é uma opção bastante consolidada e que vem dando a oportunidade da casa própria por um preço mais acessível. “O preço cobrado por apartamentos nessa fase costuma ser menor do que o de empreendimentos prontos. Além disso, o comprador tem mais opções ao escolher a unidade que deseja, do que se for comprar com o edifício pronto”, diz Alex Frachetta, CEO do Apto.

(Bethania Canavesi Photography/Casa.com.br)

O interesse dos brasileiros em a comprar um imóvel vem crescendo durante o ano de 2020. Segundo uma pesquisa divulgada em setembro pela Brain Consultoria Estratégica, o número de consumidores que pretendem adquirir uma casa nova nos próximos dois anos chegou a 40%, um aumento considerável visto que em abril a intenção de compra ficava em 20%.

(Manu Oristanio/Casa.com.br)

Ainda assim, lidar com a ansiedade de ver a sua moradia pronta é um desafio enorme. Se você está pretendendo fazer uma compra na planta, então este texto é para você! A Apto – plataforma online que conecta potenciais compradores e empreendimentos em todo o território nacional – separou algumas dicas para quem está nesse processo e não sabe por onde começar.

1. Busque por construtoras de credibilidade

Por mais óbvio que pareça, é importante verificar o histórico da construtora, ver os prédios que já foram entregues, se houve no passado algum problema grave envolvendo o nome da empresa e analisar o tempo de experiência no ramo.

Continua após a publicidade
(Julia Ribeiro/Casa.com.br)

2. Atente-se ao memorial descritivo

O memorial descritivo é um documento que contém todas as informações da edificação que será construída, desde estruturas, acabamentos, instalação, entre outros pontos que deverão ser informados para o comprador.

Apesar de bastante técnico, esse guia irá fornecer informações como o tipo de piso, a pintura, as esquadrias que são importantes para você conseguir planejar seu orçamento.

3. Entenda a planta do seu imóvel

Uma dica para quem não sabe ler a planta é comparar com a do apartamento atual para analisar as metragens de cada cômodo do imóvel novo. Isso irá ajudar a ter uma dimensão mais próxima do futuro empreendimento, principalmente se não tiver a opção de visitar o decorado ou a obra não tiver sido iniciada.

(Divulgação/Casa.com.br)

4. Verifique a possibilidade de ver uma planta 3D

As construtoras têm investido em tecnologia 3D com o objetivo de deixar a leitura da planta mais fácil para os potenciais compradores. A partir dessa vista, é possível ter uma visão mais real do apartamento e com uma riqueza maior em detalhes.

(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

5. Tire suas dúvidas com o corretor

Na dúvida, não deixe de perguntar e esclarecer todos os pontos da sua compra com o corretor. Esse profissional está ali para guiar você e te fazer entender em detalhes tudo que é necessário sobre o seu imóvel antes de fechar o negócio.

 

Publicidade