Tudo o que você pode limpar em casa usando limão

Essa fruta cítrica comum nas nossas cozinhas faz milagres na limpeza - confira a lista com 11 usos diferentes do limão!

Por Débora Fernandes Atualizado em 19 jan 2017, 14h09 - Publicado em 23 mar 2016, 17h24
02-tudo-o-que-voce-pode-limpar-em-casa-usando-limao

O maior truque de limpeza da casa está escondido na sua fruteira: o limão! Barato e fácil de encontrar, a acidez do suco e os óleos naturais encontrados na casca são ótimos para combater gordura, tornando a fruta em uma grande aliada da faxina. Confira nossa lista de 11 itens da casa em que o limão faz pequenos milagres:

1. Geladeira

O aroma cítrico do limão é ótimo para refrescar sua geladeira. O truque pode ser feito de três formas. Coloque um recipiente em sua geladeira com: uma bola de algodão embebida no suco do limão; ou meio limão com o corte virado para cima; ou o suco desse limão espremido. Não existe jeito certo, apenas preferência. Lembre-se de trocar semanalmente.

2. Micro-ondas

Sabe aquela mancha velha de molho vermelho que nunca sai do micro-ondas? Ela e qualquer outra sujeira teimosa vão embora com o uso limão e vapor na limpeza do eletrodoméstico. Esprema a fruta em um recipiente preenchido com água até a metade – coloque o resto do limão ali também. Ligue seu aparelho de três a cinco minutos em potência máxima. Não abra a porta do micro-ondas por pelo menos mais cinco minutos – o vapor quente é perigoso e nesse tempo ele vai se misturar com os óleos naturais da fruta, limpando tudo. É só passar um papel toalha ou pano úmido no final.

3. Ralador

Todos nós concordamos que o ralador é o acessório de cozinha mais difícil de limpar, não é? Nele, o limão faz milagres – é só cortá-lo no meio e esfrega-lo por dentro e por fora do acessório. Os resíduos e qualquer gordura persistente vão embora rapidinho.

4. Tábua de corte

Sal marinho e limão formam a melhor combinação na hora de desengordurar tábuas de corte, sejam elas de madeira ou de plástico. Espalhe o sal pela tábua e esfregue metade do limão nela – força no braço! Além da mistura remover odores, você vai perceber todas as manchas saindo enquanto esfrega. 

5. Chaleira

Misture suco de meio limão com dois copos de água. Ferva-os na chaleira e deixe o líquido lá dentro até esfriar completamente. Depois é só esvaziar, enxaguar algumas vezes e qualquer indício de sujeira desaparecerá.

01-tudo-o-que-voce-pode-limpar-em-casa-usando-limao
Continua após a publicidade

6. Vidros e espelhos

Marcas de dedos, gordura e sujeira em janelas e espelhos são desagradáveis – para resolver o problema, coloque três colheres de sopa de suco de limão em um copo de água em uma garrafa de spray. É só vaporizar nas superfícies desejadas e enxugar com um pano de microfibra.

7. Vaso sanitário

Jogue sal marinho ao redor do vaso sanitário e esprema meio limão por cima, esfregando com a escova de banheiro em seguida. Se quiser potencializar o efeito da mistura, também vale adicionar bicarbonato de sódio. Seu banheiro vai agradecer!

8. Azulejos

Aplique suco de limão diretamente na área suja usando uma esponja ou vaporizador e deixe a mistura agir. Enxugue com um pano limpo úmido – esse é o segredo dos azulejos desengordurados. 

9. Torneiras e objetos cromados

Para deixar tudo brilhando como novo, passe meio limão diretamente no objeto cromado, garantindo que o suco chegue a todos os cantinhos difíceis. Limpe com um pano seco de microfibra e pronto!

10. Triturador de lixo

Jogar a casca e os restos do limão que você usou na cozinha ou na limpeza acaba beneficiando seu triturador de lixo. Esse é o verdadeiro multiúso: os pedacinhos da fruta que já foram usados vão limpar o aparelho e tirar os cheiros desagradáveis.

11. Liquidificador

Use fatias de limão congelado para limpar e afiar as lâminas do seu liquidificador. Só cortar, congelar, colocar no aparelho e ligar! Não tem como ficar mais fácil.

 

Continua após a publicidade

Publicidade