Transforme lâmpadas incandescentes em vasinhos

Os artesãos Edi Marreiro e Raji ensinam um passo a passo para reaproveitar lâmpadas incandescentes queimadas e transformá-las em vasinhos.

Por Por Cris Komesu Atualizado em 14 dez 2016, 13h01 - Publicado em 14 nov 2014, 20h25
IMG_6580-2

A produção das lâmpadas incandescentes já foi proibida no Brasil e a presença delas na iluminação das casas deve desaparecer em pouco tempo. Elas são bem menos eficientes que as fluorescentes ou leds e queimam com mais facilidade, mas seu design icônico vai deixar saudades. Uma boa alternativa é dar novos usos às lâmpadas queimadas, mantendo-as em casa, só que fora da corrente elétrica. Os artesãos Edi Marreiro e Raji, da Casa do Rouxinol, ensinam como reaproveitá-las e criar vasinhos charmosos, suspensos ou em bases. O casal cria peças a partir de materiais reciclados e comercializa-os no  Elo7.

 Confira o passo a passo:

01

1 – Você vai precisar de: tesoura, lixa, estilete, cola para E.V.A, corda de sisal e lâmpada incandescente.

02

2 –  Com o estilete, retire com cuidado o final do soquete da lâmpada.

03

3 – Com a tesoura, quebre e retire de dentro da lâmpada toda a parte elétrica (faça isso com muito cuidado, para não correr o risco de estilhaçar a lâmpada).

04

4 – Lixe a parte interna da lâmpada para dar o acabamento.

05

5 – Aplique a cola para E.V.A em todo o soquete da Lâmpada (não exagere na cola)  e enrole a corda de sisal em volta do soquete.

06

6 – Dê o acabamento com um nó simples no final, para fixar bem a corda de sisal.

Continua após a publicidade

IMG_6478-2

7 – Corte uma medida à gosto de corda de sisal para pendurar o vasinho e dê dois nós simples com a corda no soquete. Pronto: é só colocar água e compor pequenos arranjos de flores. Boas sugestões são margaridas, flor de salsinha, ramos de alecrim. “Pegamos algumas flores na nossa própria horta. É primavera e tudo está dando flor”, conta Edi.

 

Para colocar em cima da mesa

IMG_6542-2

Também é possível colocar o vasinho em pé sobre a mesa, basta criar uma pequena base. Aqui usamos uma tampinha de garrafa plástica e uma placa de mdf. 

01b

1 – Com um rolinho, pinte a superfície da madeira com a tinta P.V.A para artesanato (aqui usamos a cor Pérola).

02b

2 – Ainda com a tinta umedecida, após aproximadamente 1 minuto, passe a lixa na superfície da madeira para dar um efeito envelhecido.

03b

3 – Aplique a cola para E.V.A em toda a parte externa da tampinha de garrafa Pet e envolva-a com a carda de sisal, terminando com um nó simples. 

04b

4 – Fixe a tampinha na base de madeira com a cola para E.V.A., com a abertura para cima.

IMG_6467

5 – Pronto: agora é só posicionar a lâmpada sobre a tampinha! Você pode variar as posições, deixando-a mais reta ou inclinada. “Os vasinhos vão bem pendurados na varanda e também em decoração de mesas. Já recebi uma encomenda até para decorar um casamento”, diz Edi. 

Continua após a publicidade

Publicidade