Casa Created with Sketch.

Saiba como limpar uma coifa de aço inox

Aprenda tudo sobre a limpeza de sua coifa e depois confira 30 modelos lindos da nova geração.

Uma limpeza regular é o que vai garantir a durabilidade e beleza de sua coifa de inox. Para ser protegida contra poeira e outros depósitos, a parte externa da peça deve ser limpa em média uma vez por semana, enquanto os filtros devem ser higienizados a cada três ou quatro frituras feitas, conforme indica Carla Bucher, gerente comercial da Falmec em São Paulo.

Para limpar os filtros internos da coifa, basta retirá-los, colocá-los de molho numa solução de água morna e detergente neutro e depois usar uma escova para remover os sedimentos. “Sempre sugiro fazer esse procedimento depois do jantar, assim as peças podem secar bem durante a noite, antes de serem recolocadas”.

Água morna e sabão ou detergente neutro, com o auxílio de uma esponja macia, devem eliminar a maior parte das manchas e sujeiras da parte externa também. No caso de manchas persistentes, Carla recomenda a aplicação de produtos específicos para a limpeza do aço inox (como o Brilha Inox, da 3M, em forma de spray). Outras soluções, como a vaselina diluída ou a mistura de bicarbonato de sódio e álcool também são eficazes, mas devem ser usadas com cautela. “Dependendo da procedência, a vaselina pode manchar o material. Como o consumidor não tem prática, pode acabar errando a mão nas misturas e riscar a peça na aplicação”, alerta.

Melhor mesmo é não deixar a sujeira acumular. A limpeza frequente garante a durabilidade da peça. “O aço inox forma naturalmente uma película de óxidos de cromo, que protege a superfície do material contra a corrosão”, explica Arturo Chao Maceiras, diretor executivo do Núcleo Inox (Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável). De acordo com ele, a película se refaz naturalmente com o contato com o oxigênio e a umidade, por isso é importante manter a peça sem sujeira.

Outro cuidado importante é evitar o uso de produtos que contenham cloro na fórmula. “O cloro é inimigo da maioria dos materiais metálicos, pois provoca corrosão. Além de presente em alguns tipos de detergentes, o cloro aparece na água sanitária e até mesmo na água corrente. Por isso é importante secar a peça com um pano macio após a limpeza para evitar manchas”, alerta Arturo. Além disso, deve-se evitar o contato com outros metais, como a palha de aço, e utilizar a esponja sempre no sentido do polimento original da peça (quando o acabamento for visível).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Corrimão Inox

    Muitos proprietários de obras em construção passam dificuldades para lidar com a busca das informações certas sobre o uso adequado e a manutenção de cada item da casa em que vai morar.

    E conteúdos como este ajudam a colocar os clientes no modo “como fazer na prática”.

    Muito grato por esta postagem, pois eu estava procurando um conteúdo que falasse sobre limpeza de http://www.corrimao-inox.com e as informações aqui contidas vão de encontro com a nossa experiência com mais de 2.300 clientes atendidos em mais de 10 anos de mercado.

    Como temos muitos cliente em fase de acabamento da obra, eles ainda estão na fase insana de tomar muitas decisões e acabam tomando algumas decisões pela forma mais cômoda para aquela fase.

    Por exemplo, contratam uma limpeza pós-obra, que com muita frequência usa ácido para remover sujeira mais pesadas do piso como tinta ou o cimento que secou nos pisos. Na hora funciona que é uma belezura, mas aquele ácido não é removido tão facilmente com pouca água.

    Nada contra a limpeza pós-obra!

    Mas em muitos casos observados com os nossos clientes, em que ocorre a limpeza no término da obra com uso de ácido, este ácido ataca a superfície dos perfis inox que compõem o corrimão inox e promove manchas na proteção da escada, e o que era pra ser o destaque da escada pelo visual moderno acaba ficando escuro.

    No caso de ficar escuro é recomendado usar uma Scott Bright própria para inox, essa mancha pode sair, mas pode voltar daí é só repetir o processo.

    Enfim… o Arturo Maceiras, diretor do Núcleo inox explicou o que vemos todos os dias nos condomínios em que trabalhamos.

    O inox forma uma capa protetora que evita que o material enferruje, porém se sofrer o ataque de um material enferrujado ou uma ácido por exemplo já não fica a mesma coisa, aí terá que fazer a abrasão com o Scott Bright.

    Em se tratando de limpeza indicamos para os nossos clientes usar apenas uma flanela úmida ou flanela com vidrex.

    Muito grato pelo conteúdo.

    Abraços,

    Sergio

    Curtir