Casa Created with Sketch.

Qual o colchão ideal para um sono tranquilo?

Travesseiros e colchões têm prazo de validade, mas não é só isso. A escolha do modelo e material adequados pode influenciar, e muito, na qualidade do sono

03-qual-o-colchao-ideal-para-um-sono-tranquilo

 (/)

O sono tem um papel vital na vida das pessoas. Além de repor a energia gasta durante o dia, é o período em que muitos hormônios são produzidos”, explica o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, do Zahra Spa & Estética. Todo mundo sabe que dormir oito horas por noite é o mínimo de descanso necessário ao corpo. Mas o que muita gente desconhece é a importância da qualidade do sono nessa conta. “Um colchão ou travesseiro ruins podem resultar em problemas de coluna, desconforto, irritação e sensação de cansaço”, explica o especialista. Por isso, preste muita atenção na hora de trocar esses itens. Eles não são simples objetos de decoração. São grandes companheiros durante praticamente um terço da vida, para quem dorme oito horas por noite.

Qual a importância de um bom sono?

 

1. Estimula a produção de insulina e outros hormônios.

 

2. Ativa a memória.

 

3. Reduz o estresse.

 

4. Aumenta a disposição.

 

Efeitos de um colchão ruim

 

1. Problemas de coluna.

 

2. Desconforto.

 

3. Sensação de fadiga.

 

4. Irritação.

 

Como escolher o modelo ideal

Segundo Bruno Costa, para cada pessoa há um modelo diferente. “Peso e altura são importantes na hora da escolha”, orienta. Para o especialista, o colchão ideal é aquele intermediário, classificado como semiortopédico, ou seja, firme e flexível ao mesmo tempo. O modelo deve suportar o peso sem deformar. O travesseiro serve para corrigir a postura, alinhando cabeça e coluna. “Sugiro dormir de lado com a cabeça bem apoiada e alinhada, mantendo assim a coluna reta”, ensina (veja esquema abaixo). Modelos macios são ruins. “Colchão muito mole pode causar problemas principalmente em crianças, pois o esqueleto ainda está em formação”. Outro fator importante é o prazo de validade dos travesseiros.

O quiropraxista Jason Gilbert explica: “Após a validade, eles passam a hospedar fungos, ácaros e células da pele, aumentando seu peso em mais da metade”. Se seu travesseiro já passou de 12 meses de uso, troque-o. Colchões devem ser renovados a cada cinco anos, a menos que estejam visivelmente deformados.

 

O travesseiro deve alinhar coluna cervical e tronco, para a saúde da coluna, a boa circulação sanguínea cerebral e um sono tranquilo.

01-qual-o-colchao-ideal-para-um-sono-tranquilo

 (/)

Ao comprar um travesseiro, certifique-se se tem o selo do INMETRO, e, para as pessoas com dores e problemas cervicais, é indicado consultar um ortopedista e/ou fisioterapeuta para melhor orientação.

 

02-qual-o-colchao-ideal-para-um-sono-tranquilo

 (/)

5 Tipos de colchões

 

Espuma viscoelástica

Desenvolvido pelo centro de pesquisas da Nasa, é composto de pequenas células esféricas que se moldam ao formato do corpo. Ativa a circulação sanguínea e preenche todos os espaços, dando sustentação uniforme. Não deforma.

Látex natural

Ventilado, este tipo de colchão não absorve o calor do corpo e mantém a temperatura fresca e agradável. A espuma de látex se molda ao formato do corpo e oferece conforto a diferentes tipos físicos. É indicado para casais com estrutura corporal diferente.

Molas bonnel

São molas feitas de aço indicadas para pessoas com até 150 kg. Duráveis, proporcionam molejo uniforme e são indicados para usuários com estrutura corporal semelhante.

Molas pocket ou ensacadas

As molas, neste caso, são ensacadas e costuradas uma a uma, sem entrelaçamento. O movimento de uma pessoa não causa desconforto ao parceiro. Vale para casais com pesos diferentes.

Espuma de poliuretano

É o mais básico. Para este tipo, é importantíssimo verificar a densidade adequada ao tipo físico. Veja a tabela abaixo.

04-qual-o-colchao-ideal-para-um-sono-tranquilo

 (/)

FONTE: Copel Colchões / Site: http://www.copelcolchoes.com.br / SAC: 0800-0133433

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s