Qual a posição ideal da cama para dormir bem

Profissionais explicam quais são as posições para camas de casal e solteiro para a otimização do espaço, além de dicas de iluminação e escolha da cabeceira.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 abr 2025, 13h00
Qual a posição ideal da cama para dormir bem
 (JP Image/Divulgação)
Continua após publicidade

Um quarto aconchegante e convidativo começa com a posição correta da cama. Afinal, esse móvel é o protagonista do ambiente e influencia diretamente na organização do espaço, na qualidade do sono e na sensação de bem-estar. Para criar um verdadeiro refúgio de tranquilidade, o Studio Davini Castro, formado pela arquiteta Luizette Davini e o designer Rogério Castro, compartilha dicas valiosas sobre o posicionamento ideal da cama no quarto.

Qual a melhor posição para a cama no quarto?

Apartamento ganha alegre cozinha amarela e paredes de cobogó. Projeto de Umdiedro Arquitetura.
Projeto de Umdiedro Arquitetura. (Maurício Araújo/Divulgação)

Segundo os especialistas, a cama deve ser posicionada de forma estratégica, priorizando a visão ampla do ambiente e a sensação de segurança. “Recomendamos que a cama tenha a visão mais ampla possível de todo o quarto, sempre de frente para a porta de entrada, mas nunca em linha reta com ela. Assim, se garante privacidade”, explicam. Essa posição, alinhada aos princípios do Feng Shui, promove a circulação de energia positiva e um sono mais tranquilo.

Outro ponto crucial é a otimização do espaço. “Escolher a posição da cama pode otimizar o espaço do quarto e nunca deve comprometer a passagem”, alertam os profissionais. Independentemente do tamanho do cômodo, a circulação fluida é fundamental para garantir funcionalidade e bem-estar.

Reforma transforma parte da lavanderia em suíte e cria cozinha com toque provençal. Projeto de Adriana Diegues.
Projeto de Adriana Diegues. (Gustavo Awad Fotografia/Divulgação)

Em relação ao tipo de cama, os especialistas explicam que as camas de solteiro oferecem maior versatilidade. “Com a tendência dos apartamentos pequenos, muitas vezes elas ficam com a cabeceira e lateral da cama encostadas em duas paredes“, observam.

Continua após a publicidade
Estante de marcenaria, vidro e serralheria é divisória entre home office e sala neste apê. Projeto de Conectarq.
Projeto de Conectarq. (Guilherme Pucci/Divulgação)

Já as camas de casal, dependendo das dimensões do quarto, podem ser posicionadas no centro da parede, diagonal à porta, ou mesmo em frente a um painel de TV, criando um espaço aconchegante para momentos de relaxamento.

Paleta de cores de cobertura no litoral traz tons de bege inspirados na praia. Projeto de Veridiana Peres Arquitetura.
Projeto de Veridiana Peres Arquitetura. (Favaro Jr Fotografia/Divulgação)

Para quartos pequenos, a escolha da posição da cama é ainda mais importante. Priorizar a amplitude do ambiente é fundamental, e os profissionais recomendam que as camas de solteiro sejam encostadas na parede. Já as camas de casal podem ser centralizadas na parede diagonal à porta, maximizando o espaço livre.

Continua após a publicidade

Iluminação e Ventilação: Fatores Essenciais para o Posicionamento da Cama

Casas de praia em Búzios com materiais ecológicos são interligadas por pergolado. Projeto de Mônica Gervásio.
Projeto de Mônica Gervásio. (Denilson Machado, MCA Estúdio e Paula Chaffin/Divulgação)

Além da organização do espaço e da sensação de segurança, a iluminação e a ventilação são fatores determinantes para o posicionamento ideal da cama. “Evitamos também que a cama fique sob a parede da janela, ou muito próxima a ela. Corrente de ar, luminosidade, barulho e um difícil acesso à janela acabam atrapalhando o sono e dificultam a circulação do ambiente”, ressaltam Luizette e Rogério.

Cabeceiras: Conforto e Estilo para o Quarto

Móvel de apoio é buffet e cristaleira em sala de jantar de apartamento elegante. Projeto de DC55 Arquitetura.
Projeto de DC55 Arquitetura. (Eduardo Macarios/Divulgação)

A escolha da cabeceira ideal complementa o visual do quarto e contribui para o conforto do ambiente. “Com o surgimento da cama box, as cabeceiras podem ser inovadoras, modernas e até ousadas, deixando o quarto mais descolado”, opina Rogério.

Continua após a publicidade
Jardim vertical de avencas com neon personalizado dá energia alegre para este apê. Projeto de Lar Monde Arquitetura. Na foto, quarto de casal, cabeceira estofada cinza.
Projeto de Lar Monde Arquitetura. (Robson Figueiredo/Divulgação)

Para garantir harmonia visual, a arquiteta Luizette Davini recomenda atenção às proporções do ambiente. Em quartos com pé-direito alto, cabeceiras horizontais que se estendem por toda a largura da parede são ideais. Já em espaços com pé-direito baixo, as cabeceiras verticais criam a ilusão de amplitude.

Ambientes compactos pedem cabeceiras mais baixas, que ampliam o espaço visualmente. A dica dos especialistas é optar por tons neutros e claros, que combinem com a paleta de cores do quarto.

“O importante é que o formato esteja de acordo com as proporções do quarto”, finaliza Luizette Davini.

Continua após a publicidade
Publicidade