Casa Created with Sketch.

Poltronas Ovo: MUBE expõe 50 peças cobertas por patchwork

Artista plástico israelense reveste o clássico de design de Arne Jacobsen com retalhos de diferentes partes do mundo. Confira todas as estampas na galeria de fotos

poltrona-ovo-egg-chair-airn-jacobsen

 (/)

Em 1958, o designer Arne Jacobsen projetou o Hotel Radisson Blu Royal, um prédio de linhas retas e 64 andares que cortava o horizonte de Copenhague, a capital dinamarquesa. O edifício marcou o design no país, enfureceu críticos, foi aclamado por outros e hoje é pouco conhecido. Mas um de seus móveis virou ícone em boa parte do mundo: a poltrona Ovo ou Egg Chair. A peça de linhas curvas, superfícies delgadas e ar acolhedor contrasta com as formas rígidas do hotel. Quem reclina a cabeça em seu encosto em forma de concha isola-se do mundo por alguns instantes. “Arne criou um lugar seguro onde você se esconde em seus quadrado, suas costas ficam protegidas e você pode ler, ouvir música ou simplesmente relaxar”, resume Jacob Holm, presidente da Republic of Fritz Hansen, empresa que comercializa a peça.

Em 2008, quando a poltrona fez 50 anos, Jacob comissionou o artista plástico israelense Tal Rosenzweig para homenageá-la. Entre um gole e outro de um bom vinho tinto, Tal convenceu o CEO a produzir e expor cinquenta poltronas cobertas por retalhos. Em lugar do couro meticulosamente esticado por artesãos na fábrica, a poltrona recebeu cobertas meio enrugadas, feitas com retalhos de jeans, toalhas infantis, bandeiras, roupa de cama… Os tecidos vêm de lugares como Estados Unidos, Turquia ou Israel. Para completar a obra, Tal decidiu distribuir entre as poltronas 50 nomes ligados às teorias do psicanalista Sigmund Freud. A ideia era fazer as pessoas olharem a poltrona com menos reverência e mais proximidade. “A Ovo faz parte da cultura erudita”, diz Tal R. “Patchwork, normalmente, é algo que sua vó faz e você tem na sua cama. É cultura popular. Então é uma coisa que realmente não combina com a cadeira, mas você faz combinar. É como misturar água e óleo. E quando você consegue, uma nova audiência consegue se aproximar da poltrona”. Depois de circular pelo mundo, a exposição chegou ao Brasil. Fica até dia 23 no Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo. A inauguração da exposição, inclusive, foi de uma nobreza só. O princípe e a princesa da Dinamarca vieram para abrir a mostra. Viaja depois para o MAC de Niterói, onde fica entre de 6/10 a 14/11.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s