Passo a passo: como guardar a decoração de Natal para o ano seguinte

Conversamos com duas especialistas em organização e pedimos dicas de como organizar os objetos de decoração natalinos

Por Da redação Atualizado em 14 dez 2016, 12h36 - Publicado em 17 dez 2014, 17h16

Dia 6 de janeiro é o momento de retirar a decoração natalina da casa, hora em que é fundamental tomar alguns cuidados para não estragar os enfeites. Para você não cometer erros, conversamos com duas especialistas em organização, Ingrid Lisboa e a blogueira do Organize sem Frescura, Rafaela Oliveira. Reunimos as dicas da dupla em um passo a passo de cinco dicas.

arvores-de-natal-para-cada-signo-do-zodiaco_f

Passo 1: Desmontagem

Na hora de desmontar, não ter segredo. A única dica é tomar cuidados para não quebrar os enfeites e, sobretudo, tirar o pisca-pisca delicadamente, já que, se uma lâmpada queimar, outras podem ser comprometidas.

Passo 2: Separando os recipientes para guardar a decoração

Desmontado tudo, vale separar o que você irá necessitar nos passos seguintes: caixas de plástico para guardar os enfeites (o número de caixas varia de acordo com a quantidade de enfeites), uma caixa de plástico proporcional ao tamanho da árvore para guardá-la e uma garrafa pet e uma caixa de plástico para o pisca-pisca. Ingrid Lisboa dá duas dicas às quais vale a pena se atentar: a primeira é que é melhor comprar duas caixas médias para guardar enfeites do que uma grande (assim, os enfeites serão melhor divididos e, provavelmente, haverá menos objetos em cima dos enfeites que ficarem na parte inferior da caixa, evitando que o peso os quebre); a segunda é optar por caixas de plástico, já que elas são menos suscetíveis ao mofo em relação às de papelão, como caixas de sapato.

Passo 3: Como guardar a árvore?

Continua após a publicidade

“Se você tiver uma boa caixa de plástico na qual caiba a árvore, ela pode ficar ali mesmo. Caso contrário, é melhor envolvê-la em plástico bolha e passar fita adesiva grossa em volta do plástico”, ensina Ingrid Lisboa, que completa que se deve guardar sempre na horizontal para que a árvore não estrague.

Passo 4: Como guardar enfeites e o presépio?

Os enfeites das árvores também merecem cuidados especiais. “As bolas de Natal são sensíveis e podem rachar ou quebrar. Uma ideia é guardá-las em copos descartáveis e colocar esses numa caixa de plástico transparente. Não se esqueça de identificar o conteúdo de cada com etiquetas”, indica a blogueira do Organize sem Frescura, Rafaela Oliveira. Outra ideia bacana sugerida pela profissional é colocar as bolas em embalagens limpas de ovos e, depois, empilhar as embalagens dentro de uma caixa de plástico.

Passo 5: Como guardar as peças do presépio?

Chegou a hora de guardar os objetos que compõem o presépio. “Minhas dicas para evitar quebras das peças são embrulhá-las em plástico bolha. Se as peças forem de material muito sensível, embrulhar numa segunda camada de papel ondulado e, depois, guardar em caixas de plástico. Empilhar, no máximo, três caixas. E etiquetar as caixas, sempre”, sugere Ingrid Lisboa.

Passo 6: Como guardar o pisca-pisca?

Pisca-pisca deve ser guardado com cuidado para que alguma das lâmpadas não queime e comprometa as demais. “Para proteger as lâmpadas, o cuidado com seu armazenamento é fundamental. Experimente enrolar em uma folha de papelão ou garrafas pet. Para uma maior proteção, enrole esses itens com plástico bolha”, sugere Rafaela Oliveira, blogueira do Organize sem Frescura.

Continua após a publicidade

Publicidade