Mostra sobre a luz reúne mais de 300 peças na Alemanha

A luz – e todas as suas formas de expressão – é o assunto de Lightopia, em cartaz no Vitra Design Museum,na Alemanha, a partir do dia 28 de setembro

Por Redação Atualizado em 20 dez 2016, 22h15 - Publicado em 6 set 2013, 22h14

São mais de 300 peças, entre instalações e obras de arte e design, que ilustram o tema desde o início da revolução Industrial até seus desafios futuros. “A exposição demonstra como o design em iluminação influenciou os espaços da vida moderna”, afirma a curadora Jolanthe Kugler.

 

01-mostra-sobre-a-luz-reune-mais-de-300-pecas-na-alemanha

OP ART. É do venezuelano Carlos Cruz-Diez a instalação Chromosaturation. três ambientes luminosos de matizes diferentes jogam com o fato de que a retina humana pode perceber muitas cores ao mesmo tempo.

02-mostra-sobre-a-luz-reune-mais-de-300-pecas-na-alemanha

TOM LÚDICO. A série Relumine, do estúdio austríaco Mischer’traxler, revitalizou luminárias metálicas garimpadas em brechós e ferros-velhos e as adaptou para receber lâmpadas fluorescentes, de baixo consumo.

03-mostra-sobre-a-luz-reune-mais-de-300-pecas-na-alemanha

COR E FORMA. Em parceria com seu conterrâneo Andreas Engesvik, o norueguês Daniel Rybakken criou a luminária Colour com lâminas de vidro coloridas sobre painel circular, o qual oculta uma lâmpada fluorescente.

Continua após a publicidade

Publicidade