Milão e a praga do Toy Art
Estive em Milão, na Macef - Salão Internacional da Casa. Milão para você é o templo do design e do bom gosto? Hum...só responda depois de ver os objetos abaixo.


Para os brasileiros – e para quase todo o mundo – Milão é sinônimo de móvel de design, de tendências de decoração, de tudo o que há de bom, certo? Bem, nao é exatamente assim. A Macef (Salone Internazionale della Casa), que aconteceu entre 7 e 10 de setembro, é uma feira enorme, que mostra um pouco de tudo, menos móveis de design sofisticado. No primeiro dia, achei tudo meio estranho. No segundo, com um olhar mais condescendente, comecei a achar graça de alguns objetos. Aí, reparei que havia muita coisa divertida, algumas birzarras até. Acho que é o fenomeno da Toy Art que anda contaminando o design: encontrei por aqui Toy Lamps, Toy Shoes, Toy Watches, Toy qualquer coisa. A moda agora é fazer graça. Uma moda um tanto quanto perigosa…
Veja reportagem sobre Toy Art, publicada na revista Casa Claudia de agosto de 2007.
Veja como as redações de Casa Claudia e Arquitetura & Construção também adotaram Toy Art no trabalho.

Mezzo Toy Art, mezzo coisa séria – até que os cabideiros de plástico da Sevetto são bem simpáticos.
Bom, dizem que tem gosto para tudo, não é? Então, para quem tem esse gosto, aí vai o Boob Radio.

O cofre de Pitt Bull, feito de ABS, já pode ser encontrado em algumas prateleiras de casas descoladas no Brasil.

Elegantes senhoras vestidas de luminárias ou luminárias engraçadas vestidas de senhora? São da Nextime.

Anão dá sorte? Se for dourado assim, como os da Seletti, talvez, sim.

A Macef aconteceu no extraordinário Complexo Fiera Milano – são mais de vinte pavilhões ligados por uma imensa cobertura em forma de onda de ferro e vidro. Projeto de Maximiliano Fucksas.