Milão 2016: como a marca holandesa Moooi quer nos surpreender

Com o tema "harmonia rebelde", a marca holandesa Moooi aposta em apresentações inusitadas, como um sofá vertical

Por Redação Atualizado em 30 nov 2016, 12h54 - Publicado em 12 abr 2016, 17h53

O tema da instalação da Moooi na semana do design em Milão é um paradoxo: harmonia rebelde. A partir desses dois contrários, a marca apresenta 22 novas peças com apresentações inusitadas, entre elas novidades em tapeçaria, sofás, pufes e luminárias.

Entre todos os móveis exibidos em Milão, dois traduzem perfeitamente o tema da coleção: as poltronas Charleston e Jackson.

01-como-a-marca-holandesa-moooi-pretende-nos-surpreender-em-2016

Para começar, o sofá Charleston, do co-fundador da marca Marcel Wanders, parece uma poltrona — já que tem lugar para uma única pessoa. De altura imponente, é uma peça de três lugares virado de lado em um pedestal, se tornando quase vertical. Sua apresentação ousada é inspirada nos passos desta dança dos anos 20, dos quais este sofá herda o nome.

02-como-a-marca-holandesa-moooi-pretende-nos-surpreender-em-2016

Também de Wanders, parte do encosto da poltrona Jackson é um elegante quadro de couro preto para emoldurar seus pensamentos enquanto você senta.

A Moooi também aposta em edições especiais, com a luminária Perch Light Tree, do designer Umut Yamac, e o sofá Compression em mármore, de Paul Cocksedge.

Continua após a publicidade

03-como-a-marca-holandesa-moooi-pretende-nos-surpreender-em-2016 como-a-marca-holandesa-moooi-pretende-nos-surpreender-em-2016

Originalmente, as luminárias Perch Light têm modelos de mesa, piso, parede e pendente. Elas apresentam pássaros iluminados que parecem feitos de papel. Os quase origamis balançam equilibrados em seu suporte. A Perch Light Tree, edição especial da mostra, é um tronco de 2.5 m com vários destes pássaros em seus galhos, balançando e convidando o visitante a observá-los.

04-como-a-marca-holandesa-moooi-pretende-nos-surpreender-em-2016

O sofá de Paul Cocksedge é sofisticado e excêntrico ao mesmo tempo. A versão original é uma estrutura de espuma pura com um assento em mármore; já a especial é seu contrário. Nela, toda a estrutura salvo o assento é feita de mármore Carrara, transformando o Compression em um móvel escultural que marca presença no ambiente.

05-como-a-marca-holandesa-moooi-pretende-nos-surpreender-em-2016

Também de Cocksedge, a estante Direttore chama atenção.

Em meio à prateleiras brancas, os livros coloridos brincam com ângulos e cores, lembrando a icônica Carlton, de Ettore Sottsass.

Continua após a publicidade

Publicidade