Casa Created with Sketch.

Manual do sofá: como comprar a peça ideal em 15 passos

Selecionamos várias dicas para facilitar a compra do sofá ideal para sua casa, da atenção necessária quanto à estrutura até a combinação de cores

05-sofas-super-confortaveis-e-espacosos

 (/)

A estrela da sala quase sempre será o sofá: ele é um dos maiores móveis e um dos responsáveis por ditar se o ambiente é ou confortável. Na hora de comprar um modelo novo, é normal se sentir um pouco assustado — mas não tenha medo! A arquiteta Karina Salgado, da Two Design, nos deu algumas dicas de como escolher a peça, que completamos para formar esta lista com 15 passos que vão te ajudar a comprar o sofá ideal. Confira:

 1. Antes de fazer qualquer coisa, pense MUITO! Qual propósito ele vai servir –  para receber pessoas no living ou compor um home theater mais íntimo, por exemplo? Leve em consideração seu próprio estilo e gostos, não apenas as tendências. Um móvel como esse é muito pessoal e muda conforme a personalidade de cada um!

2. Saiba o que procurar em um móvel confortável. O conforto do sofá é garantido, principalmente, pela altura do assento e encosto e a qualidade da espuma. É muito importante conferir cada um deles quando for comprar o sofá pessoalmente.

16 - Ucha Aratangy

 (/)

3. Confira a estrutura. A moldura que dá forma ao sofá deve ser bem firme e robusta – do contrário, ela não durará muito. A madeira usada para fazê-la é de grande influência: o pinho, por exemplo, tem um custo menor, mas pode acabar empenando mais rápido que um sofá feito de carvalho. 

Uma boa ideia para testar a força da estrutura é levantar uma das pernas do sofá. Se ela chegar próximo da altura de 15 centímetros e a perna de trás ainda estiver tocando o piso, ela é fraca!

Ao testar o móvel, confira também se os braços não balançam com facilidade. Veja também se a madeira está bem coberta, já que a falta de espuma suficiente nestas regiões causa atrito com o tecido.

4. Olho atento aos detalhes! É muito importante prestar atenção em sofás que tem partes de metal. Passe a mão vendo se há pontas afiadas expostas. Confira as costuras, se houver, e também a firmeza dos botões.

5. Teste a espuma. As almofadas do assento devem ser resistentes, preenchidas de uma espuma mais densa. Para conferir, pressione-as com a palma da mão: elas devem voltar ao formato original sem demora. Se isto não acontecer, é sinal de que a espuma não é tão boa e irá achatar rapidinho.

01-combinacao-tapete-e-sofa-sala

 (/)

6. Analise os tecidos.  Os tipos mais encorpados e ásperos não são ideais para se jogar e assistir um filme. “Já os linhos, camurças, suedes e até as lonas são tecidos gostosos de usar”, disse Karina. Porém, ela aconselha: o linho é um material complicado para limpar, requerendo cuidado extra com canetas, bebidas e afins.

7. Meça TUDO. Antes de sair para comprar o sofá, meça seu espaço. Certifique-se do tamanho da sua sala e do local em que você deseja coloca-lo. De acordo com Karina, sofás de dois metros são ótimos para ambientes menores, mantendo uma dimensão confortável.

Não se esqueça de medir, também, a entrada pelas portas e corredores — você não quer comprar um sofá e não conseguir leva-lo para dentro de casa.

8. As suas próprias medidas também importam. Algo que influencia muito no conforto é o seu tamanho e jeito de sentar: se você é muito alto, se sentirá melhor em um sofá com o assento mais profundo, por exemplo.

9. Famílias diferentes precisam de sofás diferentes. Em casas com crianças ou pets, os sofás de capa são mais recomendados, facilitando a limpeza. É só tirar, lavar e colocar de volta. É possível até mesmo ter mais de uma capa, para realizar trocas frequentes.  

04-jeitos-charmosos-de-decorar-o-canto-do-sofa

 (/)

10. O estilo é seu, mas algumas dicas facilitam a escolha. Para quem tem dificuldade de combinar cores, Karina recomenda tecidos como o linho natural, em tons de bege e cinza, que acompanharão o resto da decoração facilmente. As capas brancas também são boas opções pois, apesar de claras, podem ser limpas com mais frequência.

Quem quiser ousar com as cores, pode combiná-la ao tom das cortinas e outras estampas. Aprenda a usar cores na decoração em 70 dicas!

11. Analise os encontros dos tecidos em sofás estampados. Confira as regiões das costuras para garantir a continuidade das estampas. Com o tempo, o desencontro fica agradável ao olhar, dando a impressão de produto mal acabado – principalmente em sofás listrados.

12. Se comprar online, leia as resenhas! Boa parte dos sites possui uma área de comentários onde outros compradores podem opinar. Dá para ter uma boa ideia do que esperar do produto.

23 - Marcos Lima

 (/)

13. Atente-se também à política de venda e devolução da loja. Algumas cobram o frete de devolução. Em outras, depende do tamanho do produto. Ainda há aquelas não cobram nada!

14. Muitos sites enviam amostras de tecido. Se possível, sempre peça uma amostra, pois existem diferenças entre as imagens na internet e a vida real, principalmente em relação às cores.

15. Faça uma simulação do móvel na sala. Se você não pode vê-lo pessoalmente, o tamanho do sofá não deve ficar apenas na sua imaginação! Meça o chão e a parede com fita crepe e, se possível, use até caixas de papelão para conferir o volume do móvel no espaço.

 

Ainda tem dúvidas? Confira a matéria “Aprenda a escolher o sofa ou a poltrona mais confortável“.

Veja também: 20 sofás super confortáveis e espaçosos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s