Luminária imita topografia e fases da Lua

Desenhada pelo designer Oscar Lhermitte, em parceria com o estúdio Kudu, a luminária MOON imita a topografia lunar e é sincronizada com o astro

Por Texto: Marcel Antonio e Nádia Kaku
Atualizado em 20 dez 2016, 21h33 - Publicado em 21 abr 2016, 15h11
lua1

Já imaginou ter em sua mesa de trabalho uma luminária que imita a atual iluminação da Lua e a sua topografia? É isso o que a MOON promete. Desenhado pelo designer Oscar Lhermitte, em parceria com o estúdio Kudu, essa luminária imita o relevo do solo lunar e foi criada a partir de dados fornecidos pela própria NASA. A peça é 20 milhões de vezes menor que o nosso satélite natural. Mas não é só isso. Por ser acoplado a um projetor de luz, o objeto revela como o grande astro fica em cada uma das estações perante o Sol.

lua2

O morador pode usar a tecnologia de três formas. A primeira é apenas colocá-la na mesa e ajustá-la do modo como preferir. A segunda é acionar uma demonstração que fará com que a luminária faça movimentos circulares (tal qual a Lua ao redor da Terra) e demonstre, em 30 segundos, todas as fases pelas quais o astro passa. A última possibilidade é sincronizar a iluminação da luminária com a iluminação da Lua no momento presente. Legal, não? Para sair do papel e chegar às residências, o produto está inscrito em um projeto do Kickstarter, uma das principais plataformas de financiamento coletivo do mundo, e já arrecadou o valor solicitado, embora ainda faltem 21 dias para a finalização da campanha. Para saber mais sobre a ideia, contribuir com ela e se beneficiar com as recompensas (que pode chegar a ser a própria luminária), basta acessar o site do projeto.

lua3

Tendências do mundo da Lua!

Não é de hoje que a Lua inspira a criação de luminárias. Confira mais cinco peças inspiradas nesse astro.

Continua após a publicidade

1. Luna Lanterns (Acorn)

lua4

A coleção Luna Lanterns, assinada pelo estúdio espanhol Acorn, conseguiu a incrível marca de mais de 1000% de arrecadação no indiegogo, plataforma de financiamento coletivo. Feita de fibra de carbono, a linha é composta por sete peças de tamanhos diferentes e deve entrar à venda em breve no site da marca.

2. The Moon (Nosigner)

lua5

A chamada superlua – fenômemo em que o satélite parece ser 14% maior e com 30% mais brilho – aconteceu no Japão no dia 19 de março de 2011, 8 dias depois do terremoto e da consequente tsunami que atingiu a costa leste do país. Inspirado nessa história, o estúdio japonês Nosigner criou esta luminária realista feita a partir de dados obtidos pela sonda Kaguya.

3. Ex Moon (In-es.artdesign)

lua6

Feita de laprene e nebulite, a linha de luminárias Ex Moon, do escritório italiano In-es.artdesign, possui três tamanhos diferentes de modelos de piso. Quem quiser comprar uma, precisa desembolsar cerca de 300 euros.

4. The Armstrong Light Trap

lua7

Esta luminária tem um design bem interessante: criada pelo designer russo Constantin Bolimond, a peça tem várias “crateras lunares” que são fechadas com tampas de cortiça. A intensidade da luz que ela emite depende de quantas tampas você deixar aberta.

Continua após a publicidade

5. Personal Moon

lua8

Por último, temos este ensaio fotográfico assinado pelos russos Leonid Tishkov e Boris Bendikov: com uma luminária em formato de meia-lua, a dupla criou diversas situações cotidianas e conseguiu um efeito poético e mágico. (Há mais fotos no site de Tishkov)

 

Publicidade