Luminária imita topografia e fases da Lua
Desenhada pelo designer Oscar Lhermitte, em parceria com o estúdio Kudu, a luminária MOON imita a topografia lunar e é sincronizada com o astro

Já imaginou ter em sua mesa de trabalho uma luminária que imita a atual iluminação da Lua e a sua topografia? É isso o que a MOON promete. Desenhado pelo designer Oscar Lhermitte, em parceria com o estúdio Kudu, essa luminária imita o relevo do solo lunar e foi criada a partir de dados fornecidos pela própria NASA. A peça é 20 milhões de vezes menor que o nosso satélite natural. Mas não é só isso. Por ser acoplado a um projetor de luz, o objeto revela como o grande astro fica em cada uma das estações perante o Sol.

O morador pode usar a tecnologia de três formas. A primeira é apenas colocá-la na mesa e ajustá-la do modo como preferir. A segunda é acionar uma demonstração que fará com que a luminária faça movimentos circulares (tal qual a Lua ao redor da Terra) e demonstre, em 30 segundos, todas as fases pelas quais o astro passa. A última possibilidade é sincronizar a iluminação da luminária com a iluminação da Lua no momento presente. Legal, não? Para sair do papel e chegar às residências, o produto está inscrito em um projeto do Kickstarter, uma das principais plataformas de financiamento coletivo do mundo, e já arrecadou o valor solicitado, embora ainda faltem 21 dias para a finalização da campanha. Para saber mais sobre a ideia, contribuir com ela e se beneficiar com as recompensas (que pode chegar a ser a própria luminária), basta acessar o site do projeto.

Tendências do mundo da Lua!
Não é de hoje que a Lua inspira a criação de luminárias. Confira mais cinco peças inspiradas nesse astro.
1. Luna Lanterns (Acorn)
A coleção Luna Lanterns, assinada pelo estúdio espanhol Acorn, conseguiu a incrível marca de mais de 1000% de arrecadação no indiegogo, plataforma de financiamento coletivo. Feita de fibra de carbono, a linha é composta por sete peças de tamanhos diferentes e deve entrar à venda em breve no site da marca.
2. The Moon (Nosigner)
A chamada superlua – fenômemo em que o satélite parece ser 14% maior e com 30% mais brilho – aconteceu no Japão no dia 19 de março de 2011, 8 dias depois do terremoto e da consequente tsunami que atingiu a costa leste do país. Inspirado nessa história, o estúdio japonês Nosigner criou esta luminária realista feita a partir de dados obtidos pela sonda Kaguya.
3. Ex Moon (In-es.artdesign)
Feita de laprene e nebulite, a linha de luminárias Ex Moon, do escritório italiano In-es.artdesign, possui três tamanhos diferentes de modelos de piso. Quem quiser comprar uma, precisa desembolsar cerca de 300 euros.
4. The Armstrong Light Trap
Esta luminária tem um design bem interessante: criada pelo designer russo Constantin Bolimond, a peça tem várias “crateras lunares” que são fechadas com tampas de cortiça. A intensidade da luz que ela emite depende de quantas tampas você deixar aberta.
5. Personal Moon
Por último, temos este ensaio fotográfico assinado pelos russos Leonid Tishkov e Boris Bendikov: com uma luminária em formato de meia-lua, a dupla criou diversas situações cotidianas e conseguiu um efeito poético e mágico. (Há mais fotos no site de Tishkov)