Lava e seca: comparamos seis modelos com dupla função

Com lavanderias cada vez mais diminutas, é preciso recorrer à tecnologia para deixar a roupa em dia. Confira seis máquinas 2 em 1 que prometem receber as peças sujas e entregá-las prontas para guardar!

Por Texto e reportagem visual Fernando Ricci Atualizado em 20 dez 2016, 21h23 - Publicado em 26 Maio 2014, 13h35

O que você precisa saber antes de comprar a sua

 

Capacidade da lavadora

 

Cada equipamento anuncia o peso máximo que comporta, porém, se você não tiver ideia do que isso significa na prática, anote as orientações dos fabricantes: uma lava e seca de 7 kg atende às necessidades de um casal. Já famílias de três pessoas devem optar por modelos de 8 kg a 10 kg. Os acima de 10 kg são recomendados para quatro ou mais moradores e para quem lava edredons com frequência.

Capacidade da secadora

 

Ela é sempre menor que a da lavadora. Então, a fim de que a roupa não saia úmida, respeite esse volume, especificado pelo fabricante.

A roupa encolherá?

 

“Não se o tecido for indicado para uso em secadora”, garante Joana Emilia Mattos, da Electrolux. Certifique-se checando a etiqueta: o símbolo que atesta a resistência é um quadradinho com um círculo no meio – um ponto no centro da circunferência avisa que a temperatura não pode ultrapassar 50ºC, e dois pontos correspondem ao máximo de 70ºC.

Continua após a publicidade

Funções

 

Além dos programas básicos que atendem à demanda do dia a dia, as lava e seca oferecem tratamentos para diferentes tecidos e situações, a exemplo de roupa de bebê e limpeza pesada. “Isso se dá com a combinação entre tipo de tombamento das peças, tempo de pré-lavagem e lavagem, temperatura da água, enxágues e velocidade de centrifugação”, diz Fábio Marques, da Whirlpool Latin America, detentora das marcas Brastemp e Consul.

Segredos do bom funcionamento

 

– Você mesmo pode fazer a instalação, mas é preciso seguir à risca as indicações do manual.

– Reserve uma tomada exclusiva para a máquina (não use adaptadores ou extensões). E atenção ao encaixe: como têm alta corrente elétrica (20 A), todos os aparelhos possuem plugue de três pinos com diâmetro de 4,8 mm, ou seja, a versão mais gordinha.

– Durante o funcionamento, a parte superior do modelo front load (“abertura frontal”) esquenta. Portanto, não apoie nada ali e, se planejar uma bancada sobre ele, deixe ao menos 2 cm livres para ventilação.

 

Fernando Ricci é especialista no assunto, testa diversos equipamentos e dá dicasem seu blog Roupa Suja se Lava na Máquina.

Todos os modelos têm display digital, programas separados para lavar ou secar, ou ainda lavar e secar, além de exibir classificação em eficiência energética no selo procel.

*Largura x profundidade x altura.

Preços pesquisados em 9 de maio de 2014, sujeitos a alteração.

Continua após a publicidade

Publicidade