Federico Babina cria baralho ilustrado com ícones da arquitetura
Grandes arquitetos e designers estão ilustrados no novo trabalho de Federico Babina, um conjunto com reis, rainhas e coringas do baralho
Doze dos rostos mais conhecidos do mundo da arquitetura e do design estão desenhados na série Archicards, o mais novo trabalho do ilustrador Federico Babina — reconhecido por tratar deste universo em seus trabalhos. A homenagem é, na verdade, um baralho em que cada carta representa um dos grandes arquitetos da nossa história.
Babina brincou com a relação entre arquitetura e caricatura – a primeira levada com seriedade, já a segunda com mais descontração. Os conceitos distantes resultaram em representações com jeitinho de caricatura. As faces dos profissionais são acompanhadas de ícones de suas carreiras, como formas características de seus estilos arquitetônicos.
Le Corbusier, por exemplo, é o rei de copas do baralho e carrega em suas mãos o Modulor, um homem imaginário que representa o sistema de proporções elaborado e usado por ele.
Já Mies Van Der Rohe, um coringa de charuto na mão, tem consigo representações do Pavilhão Barcelona, da Casa Farnsworth e da Cadeira Barcelona. Oscar Niemeyer, nosso Rei de Espadas, tem como mão sua escultura do Memorial da América Latina e divide espaço com seus símbolos arquitetônicos, como o Palácio da Alvorada.
Para quem não sabe jogar baralho, resta criar castelos de cartas ambiciosos na esperança de fazer jus às faces da arquitetura que eles representam.