Faça você mesmo: cúpulas personalizadas com passo-a-passo

Neste passo a passo, aprenda a fazer uma cúpula que combine com sua casa

Por Reportagem Marcel Verrumo | Produção Samir Zavitoski | Criação e execução Gláucia Moreno | Assistentes Mateus Gustavo e Lucas Furlan | Fotos Cacá Bratke | Assistente Ivan Dias Atualizado em 14 dez 2016, 12h01 - Publicado em 17 jul 2012, 13h18
cupula-03

Você vai precisar de:

 

Tecido 100% algodão na medida de 30cm de A x 70cm de L;

1 aro de 20 cm de diâmetro;

1 aro de 20 cm de diâmetro com base para lâmpada;

1 folha de opalina de 20cm de A x 64 cm de L;

Lixa fina 220;

Régua gabarito de 1,3cm;

Rolinho de espuma;

Continua após a publicidade

Cola branca (Samir usou Amazonas);

2 clips;

Fita dupla face (Samir usou o modelo 9088 – 3M);

Fita dupla face (Samir usou Adelbrás)

Tesoura de ponta fina;

Pano limpo e úmido com água.

cupula-01

 

Neste passo-a-passo, você vai aprender a fazer uma cúpula em duas horas, no máximo. Para começar, pegue uma lixa fina 220 e lixe o lado brilhante de uma folha opalina (que você compra em lojas específicas de artesanato). Tire o excesso de pó. Use cola branca para colar o tecido sobre a folha de opalina. 

cupula-02

Você vai unir as laterais da opalina com fita dupla face, mas para isso precisa fazer a marcação: una as laterais com um clips, dando um transpasse de aproximadamente 2,5 cm; posicione os aros metálicos de lâmpada nas bordas internas da opalina e ajuste o transpasse para que ela envolva os aros de forma justa. Marque com um lápis e só então tire os aros, passe a fita dupla face e una definitivamente as pontas. Enquanto a opalina está secando, passe a fita dupla face branca nos dois aros, embalando-o. Encaixe um aro de cada vez nas bordas da opalina, deixando rente à borda.

Continua após a publicidade

Publicidade