Estudante de design cria garrafa de alga que se decompõe rapidamente

Ari Jónsson, estudante de design da Iceland Academy of the Arts, desenvolveu uma garrafa d'água que se decompõe muito mais rapidamente do que uma de plástico

Por Texto: Marcel Antonio Atualizado em 20 dez 2016, 19h58 - Publicado em 24 mar 2016, 20h53
garrafa-alga

Designers de todo o mundo estão preocupados com a questão ambiental e com alternativas para preservar o meio ambiente e poluir menos. Um dos grandes desafios de nossa sociedade é o lixo: uma garrafa plástica, por exemplo, leva mais de mil anos para se decompor.

O número é preocupante, mas uma luz aparece no fim do túnel graças a profissionais como Ari Jónsson, estudante de design da Iceland Academy of the Arts. O aluno criou uma garrafa d’água que, no lugar de plástico, é feita a partir de algas e é 100% natural e biodegradável.

Inicialmente, a garrafa parece uma garrafa de plástico comum mas, ao ser esvaziada, começa a se decompor, em um processo que dura muito menos do que o um milênio característico da garrafa de plástico.

“Eu li que metade dos materiais plásticos são usados somente uma vez e, em seguida, jogados fora. Então, senti uma necessidade urgente de encontrar formas de substituir uma parte dessa quantidade de plástico usada para fazer produtos e que é jogada fora todos os dias”, disse Jónsson em entrevista ao site Dezeen. “Por que estamos usando materiais que levam centenas de anos para se decompor na natureza só para bebemos uma vez e jogarmos fora?”, questiona. Uma vitória? Ainda não. O protótipo foi apresentado recentemente em um festival de design e aguarda o investimento de grandes empresas para ser viabilizado. Vamos cruzar os dedos!

Continua após a publicidade

Publicidade