Casa Created with Sketch.

Estantes: 13 modelos incríveis para você se inspirar

Uma seleção de ideias com propostas, tamanhos e materiais variados para salvar na pasta de inspirações

As estantes são elementos marcantes na decoração e podem exercer funções diversas nos ambientes. Elas podem atuar como divisórias, acomodarem coleções de objetos, livros, vasos e o que você mais quiser. Por isso, há infinitas possibilidades de formatos e materiais. Nesta seleção, mostramos ideias variadas para te inspirar e, quem sabe, uma delas se encaixa perfeitamente no que você está planejando. Confira!

 

Mix delicado

 (divulgação/Casa.com.br)

Com projeto do escritório Brise Arquitetura, esta estante mistura branco e madeira clara, criando uma atmosfera suave para o espaço. Os nichos são todos do mesmo tamanho e foram usados para expor objetos, livros e vasos dos moradores. Um detalhe interessante é que o espaço que se forma no meio do móvel foi ocupado por uma escrivaninha antiga, que serve como aparador.

 

Clima aconchegante

 (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Neste projeto do escritório ACF Arquitetura conforto é a palavra de ordem. Por isso, a estante foi feita de madeira em um tom mel. Repare que os nichos são bem amplos e de tamanhos variados para poder abrigar quadros e objetos, além de livros. Como há bastante espaço entre eles, não há sensação de entulhamento.

 

Boa ideia para dividir o quarto

 (divulgação/Casa.com.br)

Neste quarto, desenhado pelo arquiteto Antonio Armando de Araujo, há dois ambientes, onde de um lado está a cama e do outro, um espaço de estar. Para demarcar essas áreas sem fechá-las por completo, o profissional criou uma estante bem vazada. Assim, as prateleiras parecem flutuar.

 

Estante e jardim

 (divulgação/Casa.com.br)

Para esta sala de jantar, a arquiteta Bianca da Hora desenhou uma estante que demarca o ambiente e o separa do hall de entrada. Além disso, ela acoplou algumas floreiras na estrutura de serralheria, onde plantou folhagens. Assim, as plantas trazem ainda mais vida ao espaço.

 

Nichos estreitos

 (divulgação/Casa.com.br)

Esta estante, criada pelas arquitetas Cristina e Laura Bezamat, foi instalada no painel de madeira da sala de estar. Por isso, seus nichos são pouco profundos, mas ideais para apoiar obras de arte, além de alguns livros. Dessa maneira, o espaço ganhou um ar de galeria de arte, além de ter uma atmosfera aconchegante de estar.

 

Vergalhões e madeira

 (divulgação/Casa.com.br)

O estilo industrial é o queridinho de muita gente e esta estante certamente vai conquistar muitos corações. Desenhada pelo arquiteto Bruno Moraes, ela tem estrutura de vergalhões e alguns nichos de madeira foram encaixados nela. O profissional brincou com a ideia de cheios e vazios, deixando o móvel leve e versátil.

 

Simples e elegante

 (divulgação/Casa.com.br)

Esta outra estante, assinada pela arquiteta Bianca da Hora, prima pela simplicidade e o resultado é um móvel leve e elegante. As prateleiras saem direto do painel de madeira e, como tudo está no mesmo tom, o visual é ainda mais harmônico.

 

Para abrigar muitas memórias

 (divulgação/Casa.com.br)

Do escritório de Ricardo Melo e Rodrigo Passos, esta estante ocupa toda a parede do living. A base branca trouxe claridade para o espaço e, abaixo, armários com portas de fibra natural trazem um toque aconchegante e bem brasileiro. Com nichos horizontais e amplos, os moradores puderam exibir toda a sua coleção de objetos e vasos.

 

Atmosfera hygge

 (divulgação/Casa.com.br)

Feita de madeira clara e ripados delicados, esta estante, criada pela arquiteta Helô Marques, tem nichos horizontais variados. Alguns com portas de correr, outros completamente fechados e outros abertos compõem um móvel com diversas possibilidades de uso.

 

Para muitos livros

 (divulgação/Casa.com.br)

Os moradores desta casa têm um incrível acervo de livros e a arquiteta Isabela Nalon desenhou uma estante para abrigar todos eles. Repare que há também um nicho sobre o corredor que leva até a área íntima.

 

Estante suspensa

 (divulgação/Casa.com.br)

Nesta sala de dois ambientes, a estante serve para dividir os espaços. De um lado, o home theater e do outro, o espaço de estar. Nos nichos, cerâmicas e vasos com plantas deixam o clima mais aconchegante. Projeto do escritório MAB3 Arquitetura.

 

Leve e elegante

 (Leandro Moraes/Casa.com.br)

A integração dos espaços é a marca deste projeto, assinado pela arquiteta Patricia Penna. E, por isso, a estante não poderia poluir o visual. Assim, a profissional desenhou um móvel com nichos de vários tamanhos, base de vidro e que se encaixa embaixo da escada. O resultado é uma composição leve e elegante, como a decoração de toda a casa.

 (Leandro Moraes/Casa.com.br)

 

Multifuncional

 (divulgação/Casa.com.br)

Neste projeto, assinado pelos escritórios Zalc Arquitetura e Rua 141, a estante divide o espaço do quarto com o living, além de servir de apoio para alguns equipamentos e plantas. O desenho do móvel segue a proposta de todo o apartamento, que tem atmosfera industrial e é cheio de estilo.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s