Enxoval: dicas para escolher os itens de cama e banho
Beleza conta sim na hora de escolher lençóis, toalhas e afins, mas qualidade também é importante
Na hora de montar o quarto, além dos móveis, como cama e mesa de cabeceira, também é importante pensar nos lençóis e edredons. Afinal, eles garantem muito mais do que conforto visual. Quando bem escolhidos, são garantia de bem-estar e aconchego certo para os moradores. Quem explica como escolher bem as peças do enxoval é a arquiteta Karina Korn, do escritório Karina Korn Arquitetura.
O estilo da decoração dos ambientes dita a definição do tipo de enxoval que você vai comprar. “Todo o jogo de cama deve se harmonizar ao restante da decoração do quarto. Porém, combinar não significa colocar tudo da mesma cor, mas sim ter bom senso na escolha, utilizando elementos que conversem entre si”, lembra Karina.
Outro quesito a ser avaliado é o conforto. De nada adianta ser uma peça bonitona se quiser trocar toda vez que encostar. Assim, a arquiteta recomenda pesquisar bem antes de realizar a compra. “É normal surgirem dúvidas, pois as lojas dispõem de muitas opções, como fio egípcio, algodão e um leque de contagem de fios. Sobretudo, a minha dica é que nada substitui o toque nas tramas para sentir o quão aconchegante é esse material”, diz Karina. Para ela, quanto mais fios, mais macio é o tecido.
Para montar seu enxoval de cama, a arquiteta recomenda jogo de lençol, cobre-leito, mantas, cobertores e capas protetoras. Para os escolher é preciso levar em consideração o tamanho da cama e a altura do colchão. Fechando a montagem, Karina ainda sugere, pelo menos, 30 cm de barrado e o uso do duvet — uma capa de edredom que protege o item de poeira.
Ainda no enxoval do quarto, a profissional indica seis travesseiros: dois maiores, de 90 cm, com porta-travesseiros que ficam encostados na cabeceira, outros dois, de 90 cm, com a fronha e mais dois, na parte da frente, com 70 cm. “Ah, também não podem faltar almofadas decorativas e uma saia para esconder o box da cama”, lembra.
Em termos numéricos, a conta padrão é considerar a aquisição de quatro jogos, sendo dois lisos e dois estampados — assim, você pode combiná-los entre si quando a ideia for variar a composição. Para o edredom, a recomendação é coordenar o uso com o jogo de lençóis.
Para o banheiro, qualidade é palavra de ordem. Afinal, as toalhas precisam ser macias para não arranhar a pele, absorver bem a água do corpo e assegurar maior durabilidade no uso diário. Sobre as cores, Karina prefere os tons neutros que podem ser coordenados aos jogos com bastante facilidade.
Se você já tem uma marca e tipo favorito e só quer ajuda com os números ou se perdeu nas contas, aqui vai a contagem final, com outros itens que Karina acha que são importantes para o enxoval perfeito:
- 4 jogos de lençóis combinados (incluindo lençol de baixo, lençol de cima e fronhas)
- Fronhas avulsas
- 1 edredom
- 2 capas de edredom
- 1 cobertor ou manta
- 1 colcha ou cobre leito
- 6 travesseiros
- Porta-travesseiros
- 6 capas protetoras de travesseiro
- 1 capa protetora de colchão
- 1 saia para o caso de cama box
- 4 jogos de toalhas de banho (incluindo banho, rosto e piso)
- 2 toalhas de rosto avulsas
- 2 tapetes de banheiro avulsos
- 1 roupão por morador