Continua após publicidade

5 dicas infalíveis para utilizar espelhos na decoração

Em dúvida sobre o que combina melhor com o seu ambiente? Saiba como fazer a escolha ideal

Por Redação
2 dez 2022, 19h00
Sala de jantar; mesa redonda de madeira; espelho circular; luminária branca
Projeto de Brise Arquitetura. (Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br)

Eles podem fazer o ambiente parecer maior, melhorar a luminosidade da sala e garantir que você nunca vai sair com o look fora do lugar. Seja lá qual for a sua expectativa, os espelhos são grandes aliados para uma decoração charmosa e prática, além de se adequarem a todos os cômodos de ambientes domésticos, desde que combinados com os itens certos.

Sala de jantar com mesa redonda em madeira e espelho
Projeto de Fernanda Medeiros. (Produção visual: Lu Algarte/Fotos: Luiza Schreier/Casa.com.br)

Para te ajudar nesta combinação, a Moldura Minuto, rede de emolduramento premium, trouxe 5 dicas infalíveis para fazer dos espelhos, os melhores amigos da sua proposta de decoração. Confira!

1. Escolha uma moldura que se adeque ao estilo proposto no ambiente

Sala com parede azul, quadro e sofá cinza
Projeto de Pílula Antropofagik Arquitetura. (Produção visual: Pílula Arquitetura, Sandra Rodrigues e Bruno Padovan/ Fotos: Denilson Machado/Casa.com.br)

Antes de comprar o espelho, olhe em volta. A sua decoração segue qual tendência? Caso ela seja mais clássica, espelhos ovais com molduras metalizadas serão as melhores opções.

Continua após a publicidade

Mas se ela tiver uma pegada mais slow, valorizando a atenção aos detalhes, um espelho quadrado com moldura amadeirada, funciona melhor. Agora se a sua proposta for mais clean, a dica é se jogar em espelhos retangulares com molduras em preto, branco ou creme, a depender da tonalidade das paredes.

2. Tenha em mente que espelhos ajudam a dar uma noção de profundidade

Cozinha com ilha
Projeto de Studio Deux. (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Para aqueles que quiserem ampliar os espaços como corredores, halls e até mesmo salas, utilizar espelhos pode ser uma boa pedida, mas é importante ter em mente o posicionamento adequado para eles.

Nestes casos, a dica é apostar em espelhos retangulares que ocupem a parede toda, que captem uma pessoa de pé ou que estejam na altura padrão dos olhos – entre 1,40m e 1,80m.

Continua após a publicidade
  • Relacionadas

3. Combine espelhos entre si

Sala de jantar com mesa oval branca e cadeiras em madeira; espelhos orgânicos na parede
Projeto de Ikeda Arquitetura. (Fotos: Luiza Schreier/Produção: Alla Conceito/Casa.com.br)

Seja para formar uma peça única ou para garantir dinamicidade à sua parede, a combinação entre espelhos contribui para modernizar o espaço e deixa o ambiente mais divertido com as diferentes variações possíveis, permitindo que cada membro da família tenha sua personalidade representada por um espelho emoldurado, por exemplo.

4. Utilize para melhorar a luminosidade do ambiente

13-espelho-na-sala-de-jantar-como-escolher-mesa-quatro-lugares-paredes-de-madeira-estudio-sp
Projeto de Studio Tan-Gram. (Estúdio São Paulo/Casa.com.br)

Deu para perceber que o posicionamento do espelho faz toda a diferença, né? Inclusive a depender do local em que você coloca a sua peça espelhada, pode garantir que o ambiente fique mais iluminado, basta se atentar à incidência da luz do sol e das artificiais.

Continua após a publicidade

Uma dica é sempre posicionar o espelho na parede paralela à janela principal, com isso, a luz refletida será espalhada pelo resto do espaço, principalmente se houver outros espelhos posicionados em ângulos de 45º a 90º em relação ao refletor.

5. Duplique a sua vista favorita!

antiga-fabrica-coca-cola-transforma-em-casa-bower-bird-Atelier Cho Thompson-foto-Samara-Vise-espelho
Projeto de Atelier Cho Thompson. (Samara Vise/BowerBird)

Seja ela a visão da sua sacada, do seu quadro de estimação ou até de você mesmo, os espelhos contribuem para que nós possamos ver aquilo que nos faz mais felizes a partir de diferentes ângulos e monitorar situações do nosso dia a dia, como a bagunça dos pets, até mesmo sentados no sofá.

Publicidade