Design Weekend: Paralela Gift destaca artesanato regional brasileiro

28ª edição da feira traz rendas do Sergipe, vasos da Amazônia e lembranças de viagem do Rio de Janeiro. Evento faz parte da programação oficial do Design Weekend

Por Nádia Sayuri Kaku Atualizado em 20 dez 2016, 19h25 - Publicado em 13 ago 2015, 19h57

Acrílicos em formato do morro do Pão de Açúcar, rendas feitas por artesãs sergipanas ou cestos da Amazônia: escolha o estado de sua preferência, que a 28ª edição da Paralela Gift pode atender suas expectativas. São mais de 50 expositores, que mostram seus trabalhos nas áreas de design, artesanato, arte e decoração até o próximo dia 15 de agosto na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. O evento tem curadoria da designer Marisa Ota e faz parte da programação oficial do Design Weekend.

paralela06

Do Rio de Janeiro, a Makers Manufatura quis inovar nas lembranças de viagem e criou um display que representa o Cristo Redentor e o Morro do Corcovado – feito em acrílico cortado a laser, está disponível em quatro cores. “Apesar de ser uma peça decorativa, muita gente usa como peso de papel”, explicam os criadores. 

paralela08

O Pão de Açúcar também recebeu uma versão em acrílico da E. Malot. E seu desenho foi feito a partir de estudos topográficos da região. “A montanha está representada de forma fiel, assim como a praia da Urca, na parte plana no inferior da peça”, diz Eduardo Malot.

paralela05

Para os paulistas, a opção fica por conta dos bancos da Sova Objetos, que trazem o mapa do estado no assento – aliás, bancos com pés coloridos e estampas no tampo estão em alta nessa temporada de inverno das feiras de decoração. O desenho representa os prédios de São Paulo e seus pontos turísticos, no detalhe da foto é possível ver o emblemático edifício Copan.

Continua após a publicidade

paralela04

O norte é representado pela Associação Zagaia da Amazônia: sediada em Manaus, a empresa tem como objetivo atuar na economia criativa da região – inclusive, é responsável por conferências sobre empreendedorismo indígena. Está presente na Paralela Gift por meio de uma parceria com o Sebrae Amazonas e traz peças de três cidades: Manaus, Barcelos e São Gabriel.

paralela11

Minas Gerais aparece com o artesanato religioso e os revestimentos coloridos: ladrilhos, anjos e esculturas em madeira de vários artistas locais estão disponíveis no estande organizado pelo Sebrae Minas.

paralela07

Por último, a renda sergipana também marca presença no estande promovido pelo Sebrae Sergipe: toalhas e rendas aparecem ao meio de bordados e aplicações em tecidos.

Continua após a publicidade

Publicidade