Casa Created with Sketch.

Design da irreverência: 21 peças ousadas

Nas vitrines de lojas de decoração, nunca se viu tantas peças de visual divertido e ousado. Móveis, objetos e luminárias esbanjam criatividade ao misturar estilos de épocas distintas, integrar funções, usar materiais inusitados ou combinar formas e elementos de origens completamente diferentes.

O vasto universo de itens para a casa apresenta uma vertente que está fazendo sucesso: a do design bem-humorado e polivalente. Muita gente tem usado o termo híbrido para se referir a ele. “É uma expressão genérica que, aplicada ao design, se refere à fusão de culturas, origens, funções, tecnologias e materiais”, diz Cecília Consolo, professora de projeto do curso de Desenho Industrial da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Para o designer Pedro Paulo Franco, proprietário da loja A Lot Of, a qualidade de híbrido se refere a um design leve, não rígido, que pode também estar associado à noção de sustentabilidade. “Por ter caráter multifuncional, prevê mais uso e maior durabilidade”, afirma. Na opinião de Ivo Pons, professor de desenho industrial e publicidade da Universidade Mackenzie, em qualquer segmento – vestuário, automobilístico, decorativo -, a noção de hibridismo embute a ideia de novidade. Classificações à parte, comprove nas próximas páginas desenhos que, de tão interessantes, deixam o queixo caído.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.