Casa Created with Sketch.

Cozinhas prontas de aço e de madeira

Com menos de R$ 1 mil é possível montar um kit de armários e pôr fim à bagunça. As peças prontas são uma alternativa econômica e mais rápida que a marcenaria sob medida

Os modelos mais funcionais têm composição variada: gabinetes de piso e módulos aéreos, portas com abertura tradicional e também basculante (para cima), gavetas, cantoneiras e nichos. Aplicadas em proporção harmônica, portas de vidro valorizam o conjunto e emprestam leveza, seja qual for a matéria-prima principal, aço ou chapa de madeira. Além do preço atraente, os móveis comprados prontos apresentam a vantagem da entrega rápida, entre 15 e 30 dias (o prazo mais longo é para itens indisponíveis na loja). Os de chapa de madeira (MDP ou MDF) são mais vulneráveis à umidade, porém oferecem diversidade tanto em dimensões e formatos dos componentes quanto em padrões decorativos (o cinza e a textura semelhante à da madeira estão em alta). Outra alternativa – ainda mais em conta – são os modelos de aço, que recebem pintura protetora e não sofrem mais com a ferrugem como antigamente. “Resistem até melhor à maresia se comparados aos de chapa de madeira”, afirma Gustavo Bertolini, diretor da Bertolini, que fabrica cozinhas dos dois materiais. O ponto negativo vai para a falta de opções quanto a configurações e cores do metal. A ousadia do momento está nos detalhes em vermelho fechado, mas o branco e o preto continuam donos do pedaço.

* largura x profundidade x altura. Preços pesquisados entre 27 de setembro e 16 de outubro de 2011, sem frete e sujeitos a alteração.

Os modelos de aço têm acabamento resistente à ferrugem

Graças a um processo químico semelhante ao usado em automóveis e eletrodomésticos, as chapas de aço estão mais preservadas da ferrugem e da corrosão. Para maior durabilidade, não devem ser lavadas – a limpeza exige apenas pano úmido e sabão neutro. A superfície lisa e a pintura eletrostática a pó facilitam esse processo.

Opções de chapa de madeira oferecem visual diversificado

De MDF ou MDP, o corpo dos móveis leva pintura de alto brilho ou película decorativa que imita madeira. Os módulos geralmente são soltos e permitem configurações personalizadas, segundo o tamanho da cozinha. A limpeza com pano úmido e sabão neutro deve ser seguida de secagem para alongar a durabilidade do móvel.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s