Cores da moda: confira as apostas dos especialistas
Pinceladas coloridas alegram, aconchegam, expressam modernidade ou nos deixam mais serenos – e, sobretudo, revelam um pouco da personalidade do morador


Lilás
Eleito o tom do ano pela Pantone, empresa que dita tendências de cores no mundo inteiro, o lilás nunca esteve tão em alta. “Use-o se quiser expressar introspecção, espiritualidade e intuição”, sugere a designer de interiores Mon Liu.
Roxo-acinzentado
“O medo de se render às nuances escuras está cada vez menor”, aposta a designer de interiores Carol Monteiro. Para quem quiser experimentar, ela indica o roxo-acinzentado: “Sóbrio e elegante, o tom cai especialmente bem em elementos estruturais como vigas e colunas”.
Laranja
Os amantes dessa tonalidade cheia de energia podem comemorar! “Tanto na decoração quanto no universo têxtil, o tangerina promete continuar em alta”, aposta a arquiteta Elisabeth Wey, presidente do Comitê Brasileiro de Cores.
Azul-esverdeado
Ou o correto seria dizer verde-azulado? Seja qual for o nome, o certo é que os matizes situados entre essas duas famílias cromáticas nunca foram tão amados. “Combiná-los é muito fácil”, garante Mon Liu: “Eles casam bem com laranja, vermelho ou rosa. Reunidos com o cinza ou com a clássica dupla preto e branco, formam um arranjo sofisticado. Já em parceria com o branco, ficam a cara do verão”, exemplifica a especialista.
Vermelho
As cores associadas ao sol e ao fogo, lideradas pelo vermelho puro, também vêm ganhando espaço. “Por que nuances quentes? Porque as pessoas estão cada vez mais buscando o conforto e o aconchego que elas proporcionam”, justifica a consultora de tendências Ruth Fingerhut.
Azul-acinzentado
Todo mundo sabe que brancos, beges e off-whites nunca sairão de moda. E, segundo a arquiteta Luciana Corrêa, o cinza promete seguir o mesmo caminho – seja claro, escuro ou suavizado com toques de azul. “O brasileiro ainda se mostra bastante receoso com paletas coloridas demais”, analisa a profissional.
Azul-klein
Defensor das cores primárias, o arquiteto Leonardo Pécora destaca o azul-klein, que faz uma bela mescla com o visual do concreto aparente: “Gosto de tons puros. Eles são sempre modernos e desbancam qualquer tendência”.
Verde
As cores frias também têm vez, e podem ser exploradas tanto em versões suaves e rebaixadas quanto em matizes supervibrantes. “As cítricas estão com tudo”, aponta a arquiteta Bruna Riscali.
Amarelo
Imbatível para iluminar e alegrar espaços, o tom tem lugar garantido nesta temporada, de acordo com a designer e consultora de cores Bete Branco. Ela aposta todas as fichas em uma gama que denomina “tropical elegante”, na qual o amarelo-mostarda comparece ao lado do verde-oliva, do vermelho tomate-seco, do açaí, do rosa-melancia e do azul-hortênsia. “Essa cartela tem tudo para fazer sucesso este ano, pois a Copa do Mundo colocará a brasilidade em evidência.”