Conheça o kotatsu: esta mesa-cobertor vai mudar a sua vida!
O móvel japonês une uma mesa com um cobertor e um aquecedor elétrico para manter os seus pés quentinho em dias frios
Agora que o verão já passou, podemos concentrar nossas energias em curtir o friozinho que está chegando com as próximas estações. Apesar de muitos não gostarem das temperaturas mais baixas, para outros não existe nada melhor do que as meias fofinhas e as tardes debaixo dos cobertores que o outono e o inverno trazem. Se você é esse tipo de pessoa, então vai se apaixonar pelo kotatsu. Esse mobiliário japonês é a união perfeita entre um cobertor e uma mesa para manter os pés e as pernas aquecidos.
O percursor do kotatsu foi o irori, que surgiu no século XIII. A ideia era fazer um buraco quadrado no assoalho das casas, revestido com barro e pedras, onde eram feitas lareiras com lenhas e, com o passar do tempo, com carvão para manter as casas aquecidas durante os invernos rigorosos do Japão. As famílias também aproveitavam o fogo para ferver água e cozinhar sopa em uma panela suspensa através de um gancho pendurado no teto.
Depois, possivelmente por causa da influência chinesa, os monges budistas começaram a colocar uma armação de madeira de uns dez centímetros acima do assoalho e do fogo para aproveitar o calor e manter os pés quentinhos. No século XV, essa estrutura ficou mais alta, com 35 centímetros, e passaram a cobri-la com um acolchoado, transformando o irori em kotatsu.
As famílias começaram a colocar tábuas sobre os acolchoados para que assim eles pudessem fazer refeições estando aquecidos, já que o isolamento térmico das casas não ajudava muito. Mas foi só nos anos 50 que a energia elétrica substituiu o aquecimento das casas feito pelo carvão e o kotatsu acompanhou essa tecnologia.
Agora, o tipo mais comum desse mobiliário é composto por uma mesa com um aquecedor elétrico preso na parte inferior da estrutura. Já o acolchoado é colocado entre os pés e o tampão da mesa, o que é prático, já que em épocas de calor, o cobertor pode ser retirado e o kotatsu se torna uma mesa comum.
Hoje, mesmo com a popularização de novos tipos de aquecedores, ainda é comum os japoneses terem o kotatsu. As refeições são feitas de um jeito mais ocidentalizado, com mesas e cadeiras, mas normalmente as famílias se reúnem em torno de um kotatsu após o jantar para conversar ou assistir a televisão com os pés quentinhos.
Fonte: Mega Curioso e Aliança Cultural Brasil-Japão
VEJA MAIS
5 DIYs pra entrar na tendência dos cobertores tricotados à mão
Este acessório vai acabar com as brigas pelo cobertor