Casa Created with Sketch.

Como organizar a geladeira para conservar os alimentos

Com um refrigerador organizado, gaste também menos energia. Como a temperatura varia dentro doaparelho, produtos muito perecíveis devem ficar em cima.

mc21-geladeira-88_01

 (/)

1. Carnes, aves e peixescrus que não serãoconsumidos de imediatodevem ir para o freezer.congele em porçõesdo tamanho necessáriopara cada refeição e crieetiquetas com o nomedo alimento e a datade armazenamento.

2. Manteiga, requeijão,iogurtes, patês, queijos eembutidos têm prazo devalidade curto, por issoficam no compartimentofechado que vem logoabaixo do freezer– nele, a temperaturaé a menor e maisestável do refrigerador.mantenha os frios empotes tampados.

3. Leite, sobremesase saladas prontas parao consumo vão naprateleira mais alta.Esse também é o localideal para os ovos, apesardo antigo costume demantê-los na porta.

4. Sobras de refeiçõespodem ser dispostasna prateleira do meio.o mesmo vale paraas carnes cruas nãocongeladas – aindaque estejam embaladas,guardá-las em recipientesfechados diminui o riscode contaminação.

5. Frutas maduraspreenchem as prateleirasinferiores. sempre dentrode potes com tampa!

6. Verduras e legumesvão para o gavetão.Depois de lavados e secos,devem ser cobertos comfilme plástico. furinhosnele ajudam a não sufocaros vegetais.

7. Bebidas e conservasse dão bem na porta,local que sofre a maioroscilação de temperatura,por causa do abre e fecha.

 

 

 

Dicas para um funcionamento perfeito

 

mc21-geladeira-88_02

 (/)

É essencial deixar espaço livre em torno do refrigerador para garantir uma adequada circulação de ar: pelo menos 10 cm nas laterais e atrás e 15 cm no topo. Não é recomendado posicioná-lo ao lado de fontes de calor – como fogões e estufas – nem em locais onde haja incidência de luz solar.

A limpeza completa deve ser feita uma vez por mês. Retire todos os alimentos e, enquanto durar a faxina, acomode-os em caixas térmicas. Limpe prateleiras, gavetas e compartimentos apenas com água e sabão neutro. Seque bem.

Não use toalhinhas sobre as prateleiras: elas prejudicam a circulação do ar frio no interior do aparelho.

Armazenar líquidos em recipientes sem tampa é desaconselhável. Uma das funções do motor é retirar a umidade interna, logo, um simples copo de água faz com que ele seja mais exigido. O resultado? Maior consumo de energia.

Sobras de alimentos cozidos podem permanecer com segurança na geladeira por até 48 horas. Mas isso não deve significar desperdício. “É possível reaproveitar quase tudo: o arroz se converte em bolinhos e a carne moída vai para o recheio de massas”, exemplifica Flávia La Villa, coordenadora de Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, SP.

Nem sempre congelar dá certo. “Itens com alto teor de água, como ovos, vegetais folhosos e pratos à base de creme de leite ou maionese, sofrem alterações, principalmente na textura”, diz Clarissa.

Todo mundo sabe que guardar alimentos quentes aumenta o gasto energético do refrigerador. Por outro lado, reduz a exposição da comida à ação de bactérias.

Secar roupa atrás da geladeira sobrecarrega o aparelho e – adivinhe – faz subir o valor da conta de luz. Além disso, pode causar choques.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s