Como esconder os fios e cabos em casa

Selecionamos oito produtos que ajudam a deixar os fios organizados e a evitar a bagunça em móveis

Por Edição: Marcel Antonio Atualizado em 20 dez 2016, 18h27 - Publicado em 26 fev 2016, 16h31

Você é daqueles moradores que se assustam com tantos fios atrás dos móveis da casa? Além de juntarem pó, a fiação pode se transformar em um perigo dentro de sua morada. Para evitar uma situação pior, selecionamos produtos e formas de organizar os fios.

1-organizar-fios

Tire da vista os cabos de uso esporádico, como carregadores de câmera fotográfica. Uma forma de armazená-los é dentro de rolos de papel higiênico forrados de papel para scrapbook. Sacos plásticos com fecho hermético dão conta de itens maiores. Coloque tudo em uma caixa, que pode ter divisórias também revestidas de papel estampado.

2-organizar-fios

Fitas de velcro de 20 cm, com um prendedor na ponta atam vários condutores de uma vez.

3-organizar-fios

Cabos bagunçados ocupam mais espaço do que aqueles amarrados. Por isso, lance mão de produtos que servem para prendê-los – a ideia vale quando os fios estão ligados a um aparelho e também para guardá-los de jeito mais ordenado em uma gaveta. O Petit, de tecido e couro sintético, tem um compartimento para encaixar a ponta metálica do USB.

4-organizar-fios
Continua após a publicidade

Se a sala é o ambiente que fica mais exposto ao olhar das visitas, melhor caprichar para que a fiação não comprometa o visual. Na área do rack, que concentra diversos equipamentos, tire proveito de um tubo espiral de plástico (para conduzir os cabos do decodificador e do DVD ao televisor, por exemplo) e de uma canaleta de PVC, na qual podem ser escondidos os fios que vão para as tomadas. “Prenda a base da canaleta na parede com pregos pequenos e, depois, encaixe a tampa”, explica a arquiteta Joice Sashalmi, da Bátor!, de São Paulo. “Para o acessório ficar mais firme, você pode optar por buchas e parafusos”, acrescenta.

5-organizar-fios

As lojas mais descoladas – e em especial os endereços virtuais – têm importado organizadores que chamam a atenção pelo visual. Com eles, você não só arruma a bagunça como decora o ambiente! Estes clipes são um exemplo: presas com preguinhos na parede, as peças plásticas em formato de folha traçam o caminho dos condutores de maneira graciosa. O pássaro dá o acabamento, como se tivesse acabado de pousar sobre o fio.

6-organizar-fios

Se você às vezes é acometido de uma vontade súbita de simplesmente jogar fora aquele monte de fios, respire fundo e veja esta ideia simples e funcional: uma caixa de plástico – com tampa e duas aberturas para a entrada e a saída da fiação – esconde até uma régua de tomadas. As cores vibrantes (azul, pink, verde, amarelo e laranja) conferem um toque divertido à habitual sobriedade do home office.

7-organizar-fios

Quem já não se pegou acompanhando com a mão o percurso de um fio desde a parte de trás do processador até a fonte de energia? Ser bem-sucedido é uma proeza rara! Afinal, desligar o computador, quando na verdade se desejava puxar o plugue da impressora, é o que acaba acontecendo com maior frequência. A boa notícia é que esse problema pode ser solucionado com um objeto cotidiano: pregadores de roupa. Com uma caneta, escreva o nome do aparelho na peça de madeira e a fixe no cabo. “Quando se coloca essa plaquinha próxima da tomada ou do equipamento, perde-se menos tempo procurando um determinado cabo”, explica a designer de interiores Barbara Paludetti.

8-organizar-fios

Além de o ambiente ficar mais agradável aos olhos, ter a fiação sob controle é, inclusive, uma medida de segurança. Com oito fileiras de botões de plástico maleável, esta peça cumpre ambos os papéis, não permitindo que os condutores saiam do lugar. Graças a um adesivo na base, a placa pode ser grudada na parede ou sob o tampo da escrivaninha. 

Continua após a publicidade

Publicidade