Como descartar ou doar um móvel velho?

Apresentamos alternativas para descartar móveis antigos

Por Texto: Marcel Antonio Atualizado em 14 dez 2016, 12h32 - Publicado em 2 fev 2016, 17h32
movel-antigo

Móveis antigos podem ser um problema na hora de descartar. Muitos são os que não sabem como podem jogá-lo no lixo sem tomar uma multa e, caso ele ainda possa ser utilizado, onde podem doá-lo. Para contornar esse problema, selecionamos alguns pontos de descarte de móveis antigos. Veja e mande-o para o lugar certo na próxima vez.

1- Endereços oficiais. As prefeituras de cada cidade costumam ter serviços de descarte gratuitos, com caminhões que passam ao longo dos bairros para recolher os móveis mais velhos. É preciso verificar os horários de sua prefeitura ou subprefeitura. Em São Paulo, o programa responsável é o Cata-bagulho (outra alternativa para quem mora em São Paulo é levar o móvel a um ecoponto, locais específicos da cidade onde objetos velhos podem ser descartados. Os endereços dos ecopontos podem ser consultados aqui); no Rio de Janeiro, o Comlurb; em Curitiba, o horário pode ser agendado pela Central de Atendimento 156. Caso não more em uma dessas cidades, informe-se diretamente pelo site/telefone da prefeitura.

2 – Empresas privadas. Alguns empresas oferecem o serviço, mas cobram por isso. Uma delas é a Ecoassit, que atende moradores de São Paulo e região metropolitana. Clientes do Itaú Residencial, Allianz, Sul América, Zurich e Liberty Seguros não pagam nada pelo serviço, e demais pessoas precisam investir R$ 129. Após ser recolhido, o móvel é desmontado e suas peças são encaminhadas para parceiros da empresa para uma desmontagem. Pode-se contratar a empresa pelo site ou pelo telefone (0800-326-1000).

3 – Organizações não-governamentais. Outra solução são as ONGs, organizações não-governamentais que prestam o serviço em prol da sustentabilidade e não cobram por isso (ou cobram uma taxa simbólica. Entre as mais famosas está a Ecoassist, que atende em nível nacional; no entanto, você pode pesquisar se há uma ONG local na sua cidade (geralmente, as ligadas a meio ambiente realizam esse serviço) e contatá-la.

4 – Outra ideia é o site Ecycle. Lá, você pode consultar onde você pode consultar onde descartar vários tipos de materiais, desde um absorvente até peças maiores, como móveis e estofados. Pelo endereço do site, você consulta qual o ponto mais próximo de sua casa e levá-lo até lá.

Continua após a publicidade

Publicidade