Como decorar cada cômodo com velas

Separamos algumas dicas e inspirações de diversos modelos

Por Luiza Cesar Atualizado em 21 jul 2022, 14h42 - Publicado em 22 jul 2022, 19h00
Gif de mulher sentindo o aroma de vela
Reprodução/Giphy

Quem disse que as velas servem apenas para deixar um cômodo cheiroso? Esses itens também podem ser usados como peças decorativas em toda a casa, principalmente por ter tantos aromas, tamanhos diferentes e suportes. Saiba como utilizá-las para adornar cada cômodo:

Dicas rápidas

Velas em formas diferentes
Lulu and Georgia/decoist
  • Certifique-se de tomar cuidado com as velas acesas e nunca as deixe sem vigilância. Você também pode adicionar modelos de LED para maior segurança;
  • Não combine muitos perfumes diferentes em um mesmo cômodo, porque pode ser muito forte e alguns tipos não se misturam bem;
  • Você também pode se divertir brincando com aromas sazonais, como abóbora no outono e gengibre e hortelã durante o Natal.

Na cozinha

Castiçais com velas longas
@hollygraceblog/Instagram

Aromas recomendados

Limão, laranja e cítricos; canela ou outras especiarias; velas de alimentos, como biscoitos frescos e torta.

Como decorar

Velas pequenas em parapeito de janela
Okay.com/Reprodução

Quando se trata de usar esses itens na cozinha, é melhor combiná-los com seu esquema de cores e estilo de decoração. Se você tem um espaço rústico, por exemplo, os posicione dentro de lanternas na mesa ou ilha.

Adquira castiçais para combinar com a paleta e, se você tiver um balcão pequeno, espalhe modelos menores por todo o ambiente. Dessa forma, você terá aromas frescos sem ocupar muito espaço.

Na sala de jantar

Velas de diferentes tamanhos em sala de jantar
Cancun & RM Events/Instagram

Aromas recomendados

Sem perfume

Como decorar

Quer a sua sala de jantar seja elegante ou casual, as velas podem tornar a mesa mais acolhedora e completa. As sem perfume são as melhores opções, uma vez que você não quer aromas aleatórios circulando quando você e seus convidados estão comendo.

Para um visual mais chique, selecione castiçais altos entre algumas hortaliças. Você também pode incorporar as velas em uma grande peça central, como uma bandeja ou caixa longa e fina.

Mas se você quiser um cenário mais casual, escolha os tipos cilíndricos curtos, que também podem ser misturados em uma peça central sem parecer muito extravagantes ou exagerados.

Na sala de estar

Vela com suporte de madeira
Wayfair/decoist

Aromas recomendados

Cedro ou sândalo; florais; frutados; e canela

Como decorar

Velas pequenas em parapeito de janela
Okay.com/Reprodução
Continua após a publicidade

A sala de estar deve ter uma combinação de vibrações relaxantes, sociáveis ​​e convidativas. De dia, as velas podem fornecer energia positiva e,  de noite, conseguem criar um ambiente quente e aconchegante.

Coloque as peças em cima de uma bandeja ou em castiçais decorativos na mesa de centro com alguns outros pequenos detalhes. Isso criará uma sensação de calor e relaxamento ao sentar no sofá.

Alternativamente, você pode posicioná-las em cima de livros para um visual diferente. Se você quiser ser ainda mais exclusivo, utilize arandelas de velas nas paredes ou posicione uma grande variedade na lareira para um destaque impressionante e atraente.

No quarto

Modelos de velas diferentes para decorar
@kyleneloucks/Instagram

Aromas recomendados

Lavanda; eucalipto; baunilha; ou seu perfume favorito

Como decorar

Quarto com cama e cômoda lateral; cúpula com vela
Okay.com/Reprodução

Embora você tenha que ser mais cauteloso ao acender velas em seu quarto, inseri-las no cômodo pode ser uma maneira agradável de terminar o dia ou um bom complemento para os seus momentos de leitura.

Adicione várias em cima de um prato decorativo ou de uma tigela rasa em sua mesa de cabeceira. Reúna tipos iguais ou brinque com uma mistura de tamanhos diferentes para dar uma aparência mais interessante – apenas tome cuidado para não misturar muitos aromas diferentes.

Você também pode manter esses itens em cima de sua cômoda e entre seus acessórios, se misturando na decoração com mais facilidade.

No banheiro

Banheiro com banheira solta e velas
Reprodução/Pinterest

Aromas recomendados

Citrino; pepino; linho

Como decorar

Velas em bandeja sobre banheira
Okay.com/Reprodução

Velas no banheiro dão a impressão que você está em um spa, trazendo uma sensação calma e tranquilizadora ao tomar banho. Ademais, também podem dar ao banheiro um aroma fresco e limpo.

Espalhe modelos de vários tamanhos ao redor da banheira ou em cima de uma bandeja. Para um cenário mais sereno, opte pelas velas branca, mas, como o banheiro costuma ser um cômodo com cores neutras, toques coloridos podem iluminar o local!

Inspirações

*Via Lakeside, Good Housekeeping, Decoist

Continua após a publicidade

Publicidade