Continua após publicidade

Como combinar cores, mantas e almofadas com um sofá azul

O sofá azul traz personalidade a qualquer espaço. A arquiteta Isabella Nalon explica como combiná-lo com o restante da decoração

Por Ana Harada
9 Maio 2024, 13h00
Projeto de Isabella Nalon. Na foto, sala com sofá azul em L, poltrona azul e iluminação com trilho de spot.
Projeto de Isabella Nalon. (Julia Herman/Divulgação)
Continua após publicidade

Segundo o livro Psicologia das Cores, de Eva Heller, o azul é a cor apontada como predileta de 46% dos homens e 44% das mulheres entre as duas mil pessoas entrevistadas para a publicação. O tom é associado à simpatia, harmonia, amizade e confiança, e na decoração, por ser um tom frio, confere atmosferas calmas e relaxantes.  Hoje, as cozinhas com marcenaria azul estão bastante em alta, mas para quem é fã da cor, é possível incluí-la em um outro ponto da casa: o sofá.

Sofás azuis podem parecer uma escolha arriscada (talvez pouco intuitiva), mas eles certamente dão um quê especial ao living ou sala de TV. Para a arquiteta Isabella Nalon, a peça traz personalidade e originalidade ao ambiente.

Apê de 192 m² mescla estilos industrial e brutalista com pitadas de cor. Projeto de Zimbro Arquitetura. Na foto, sala de estar com sofá ilha azul a pilares aparentes.
Projeto de Zimbro Arquitetura. (Fotos: Estúdio São Paulo / Produção: Studio Jefferson Stünner/Divulgação)

“Escolher um sofá colorido pode parecer uma decisão muito ousada, e muitos clientes ficam preocupados em não gostar do resultado final, de enjoar, ou até de ficar exagerado”, comenta. O conselho dela para os indecisos é pensar no ambiente em que ele será colocado.

Apartamento solar de 300 m² é feito para receber amigos. Projeto de Ana Veira. Na foto, sala de estar com sofá azul e quadro vermelho.
Projeto de Ana Veira. (André Farah/Divulgação)

“Se no local estiverem muitos móveis e objetos já coloridos, pode ser sim que o sofá fique pesado visualmente. Eu geralmente gosto de colocar um sofá colorido como um ponto focal, em ambientes com paletas mais neutras. Também sempre mostro para os clientes amostras do tecido, e tento pegar pedaços grandes, que chamamos de ‘bandeiras’, e levo até o local para a pessoa sentir o mais próximo de como ficará”, afirma.

Continua após a publicidade
Projeto de BMA Studio. Na foto, sala de estar integrada com cozinha em estilo industrial com sofá azul.
Projeto de BMA Studio. (Guilherme Pucci/Divulgação)

Outro ponto a se considerar é a funcionalidade. “Se na casa tiver pets ou crianças, e o tecido tiver que ser limpo com mais frequência, alguns tecidos coloridos podem manchar mais facilmente. Opte por tecidos de fácil manutenção”.

O que combina com um sofá azul

Sala de estar; sofá; sofá azul; quadros; pufe
Projeto de Primo Arquitetura. (Gabriela Daltro/Divulgação)
Continua após a publicidade

As cores e acessórios que combinam com o sofá azul dependerão do estilo buscado, contudo, “independentemente do estilo de decoração que você prefira, um sofá azul deve ser combinado com cuidado e equilíbrio com os outros elementos decorativos”, diz Isabela.

Mantas e almofadas

Sala de estar; sofá azul; poltrona; pufe; mesa de centro; tapete; cortina branca; ar condicionado; espelho; espelho orgânico
Projeto de Ricardo Melo e Rodrigo Passos. (Raiana Medina/Divulgação)

As mantas e almofadas são coringas nesta composição. Para criar um local mais aconchegante, adicione mantas e almofadas em tons mais suaves, como tons de azul mais claros, brancos, off white e beges. Já para quem quer algo mais vibrante, combine estampas e texturas, por exemplo padrões botânicos, naturais ou peças artesanais.

Cor de parede

Sala de estar com meia parede amarela, sofá curvo azul e plantas suspensas.
Projeto de Sertão Arquitetos. (Guilherme Pucci/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

“Se você quer um ambiente mais neutro, mais relaxante, busque pintar as paredes com tons claros, bem suaves”, explica a profissional. Porém, se o desejo é de um ambiente mais audacioso, as paredes também podem ser coloridas, tanto com tons contrastantes quanto complementares. “Amarelos, rosas, verdes por exemplo ficarão lindos”, afirma.

 

Publicidade