Como calcular o tamanho de uma mesa de jantar com seis lugares?

Profissionais ensinam como calcular a medida para modelos quadrados, redondos e retangulares (que ficam encostados - ou não - à parede)

Por Da redação Atualizado em 20 dez 2016, 18h25 - Publicado em 21 jul 2014, 22h17

Quero montar a sala de jantar com seis lugares, mas não sei como calcular o tamanho do móvel. Mônica Lira, Recife

O primeiro passo é escolher o formato da mesa e a posição das cadeiras. “Leve em conta a planta da sala, de modo a tirar o melhor proveito da área”, orienta a designer de interiores Fabiana Visacro, de Belo Horizonte. “E lembre-se de manter um afastamento de 60 cm das paredes”, alerta o arquiteto paulistano Eduardo Bessa. Se escolher a redonda, saiba que o diâmetro de 1,40 m basta. Já uma retangular pede a seguinte conta: some as larguras das cadeiras a espaços livres de 10 cm, que devem ser respeitados nas laterais dos assentos. Debora Castelain, da loja paulistana Dom Mascate, diz que os modelos sem braço costumam ter 45 cm, enquanto os com braço chegam a 55 cm. Em relação à profundidade, a designer mineira AnaLu Guimarães ensina que duas pessoas frente a frente precisam de, pelo menos, 90 cm.

01-como-calcular-o-tamanho-de-uma-mesa-de-jantar-com-seis-lugares 02-como-calcular-o-tamanho-de-uma-mesa-de-jantar-com-seis-lugares 03-como-calcular-o-tamanho-de-uma-mesa-de-jantar-com-seis-lugares 04-como-calcular-o-tamanho-de-uma-mesa-de-jantar-com-seis-lugares

 

Continua após a publicidade

Publicidade