Continua após publicidade

Coifas: saiba como escolher o modelo correto e dimensionar a saída de ar

Fique por dentro o que é essencial na hora da compra de seu equipamento.

Por Por Eliana Medina, Lilian Anazetti e Simone Monteiro (assistente) Fotos: Luis Gomes (ambientes) e divulgação (produtos)
Atualizado em 14 dez 2016, 11h14 - Publicado em 19 abr 2010, 23h15

Se você está na dúvida entre comprar um depurador de ar ou uma coifa, comece identificando as funções de cada equipamento, como e onde é possível instalá-los. A primeira alternativa não requer saída externa, vantagem para quem mora em apartamento. Os depuradores retêm a gordura e o odor com filtros metálicos (laváveis e permanentes) e de carbono (descartáveis após um mês). “Já a maioria das coifas exerce esse papel e ainda renova o ar da cozinha, pois expulsa completamente a fumaça para fora da moradia por meio de dutos metálicos de inox ou alumínio”, compara Alexandre Serai, diretor comercial da marca Tuboar, de São Paulo. Segundo a arquiteta paulista Cynthia Pimentel Duarte, “a escolha deve considerar, entre outras características, a eficiência do motor, o tamanho do fogão e as dimensões do ambiente”. Esse cálculo pode ser feito pelo vendedor ou pelo arquiteto com base na planta da cozinha.

O poder de sucção da coifa tem de considerar se o fogão é de uso intenso e se há outro equipamento na área de exaustão, como churrasqueira. Nesse caso, eleja as opções com vazão igual ou maior que 1 200 m3/h. “Caso contrário, bastam as coifas de, em média, 700 m3/h”, avalia Sidney Marmili, gerente industrial da Nodor, fabricante de São Paulo. Em cozinhas integradas ou em situações de fritura constante, um motor mais potente evita que a fumaça invada outras áreas. Lembre-se de considerar o tamanho do fogão. “A coifa deve ser 10% maior que o fogão e instalada a, no máximo, 80 cm dele”, sugere Alexandre Serai. Para a saída de ar, planeje dutos de 8 polegadas ou 22 x 15 cm, no mínimo. “Errar nesse cálculo prejudica a exaustão e aumenta o ruído da coifa”, diz ele. Escolha um modelo com boa iluminação, já que a área sombreada pela coifa pode mudar a cor dos alimentos. Se o objetivo for consumir menos eletricidade, pense numa versão com leds.