Continua após publicidade

Camicado lança coleção com artesãs do Vale do Jequitinhonha

A marca desenvolveu uma linha exclusiva de itens para decorar e servir

Por Kym Souza
20 ago 2020, 16h59

A Camicado e o coletivo de artesãs do Vale do Jequitinhonha de Minas Gerais desenvolveram juntos a Coleção Mestras do Barro. O projeto contou com a colaboração ativa da Paiol, loja especializada na curadoria de artesanato brasileiro, que acompanhou de perto todo o processo nas comunidades Coqueiro Campo e Campo Alegre, em Turmalina, Minas Gerais.

(Divulgação/Casa.com.br)

A linha exclusiva reúne 25 peças de cerâmica, entre itens utilitários e de decoração, como filtro de água, jarra, moringa, travessas, prato para bolo, caçarola, minicolher, açucareiro, farinheira, manteigueira, tábua de servir, porta copos, molheira, comedouro de passarinho, cachepô, móbile de flor e prato decorativo.

(Divulgação/Casa.com.br)

“A linha enaltece o artesanato ao mesmo tempo em que provoca o resgate da cultura e da arte popular brasileira e, principalmente, contribui para o fortalecimento da economia regional”, explica o gerente sênior de marketing da Camicado, Vinicius Rodrigues.

(Divulgação/Casa.com.br)

A fabricação é feita artesanalmente. Da argila colhida na região à peça pronta, o trabalho envolve o processo criativo de cada item e a transformação da matéria-prima: amassar o barro, modelar, raspar os excessos no acabamento, alisar com um pano, secar ao sol, fazer o oleio (pinceladas de argila em estado líquido), a pintura e a queima no forno a lenha por até 12 horas.

(Divulgação/Casa.com.br)

Cada detalhe carrega memórias e materializa uma história riquíssima, transmitida por gerações de mulheres. As trajetórias delas, conectadas a partir de sua técnica e de um elemento tão fundante como a terra, estão vivas nestes trabalhos – assim como as sempre-vivas que florescem no Vale do Jequitinhonha e brotam nos relevos de cada peça, que é única.

(Divulgação/Casa.com.br)

Neste lançamento especial, com tiragem limitada, a inspiração da Camicado é que as pessoas possam ter em casa um pouco da história da arte popular brasileira e do respeito à tradição da cerâmica do Vale do Jequitinhonha. “É uma forma de aproximar nossos clientes deste universo tradicional do fazer manual, unidos pela força e a delicadeza dessas mulheres na Coleção Mestras do Barro”, fala Vinicius.

Continua após a publicidade
(Divulgação/Casa.com.br)

x

 

Publicidade