Continua após publicidade

Boa safra de designers paranaenses

A talentosa turma de curitibanos ultrapassou as fronteiras do Paraná para brilhar no cenário nacional.

Por Reportagem Visual: Paulo Lagreca | Texto: Alessandra Okazaki | Fotos: Evelyn Müller
Atualizado em 14 dez 2016, 11h19 - Publicado em 14 jan 2011, 20h23

Os nomes por trás da Fetiche Design para Casa

Carolina Armellini e Paulo Biacchi se conheceram na faculdade de design em Curitiba. Quando começaram a trabalhar, cada um seguiu caminhos distintos. Já casados, viram que era chegada a hora de investir em um negócio próprio. Em 2007, nasceu a Fetiche Design para Casa (www.fetichedesign.com.br). A dupla cria e produz os produtos. Não demorou para conquistar espaço em importantes lojas do país. Entre elas a Micasa. “Gostamos de criar peças com significados e que tenham uma história por trás. Acreditamos que o nosso público se identifica com isso também”, diz Paulo.

A Oré Brasil e o uso do bambu

Formado em arquitetura há 26 anos, o curitibano Paulo Foggiato (www.orebrasil.com.br) foi fisgado pelo design de móveis na década de 90. Bastou um punhado de persistência e dedicação para que o designer recebesse o 1º lugar no 23° Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, por três de suas peças – cadeiras Bambu #5 e Lapa e mesa Demoiselle. Essa conquista veio coroar o trabalho inovador que Paulo vem desenvolvendo com o bambu. “O bambu é uma planta de crescimento rápido e sua plantação absorve até três vezes mais CO2 da atmosfera, em comparação a florestas nativas e de manejo”, explica. Desse trabalho surgiu a Oré Brasil, empresa da qual é sócio desde 2006, em Campo Alegre, SC. Oré, em tupi-guarani, quer dizer “nosso”. Então, Ore Brasil significa “nosso Brasil”.

Continua após a publicidade

A criatividade de Renata Moura

Quem conhece a designer Renata Moura (www.renatamoura.com) sabe que ela está sempre correndo atrás de tudo o que for importante para crescer na profissão que escolheu quando ainda tinha 7 anos. “Vi a cadeira Panton em um livro da minha mãe e decidi naquele momento ser designer”, conta. Com apenas 29 anos, a catarinense radicada em Curitiba coleciona prêmios e trabalhos importantes em seu currículo. Hoje, se dedica a trabalhos autorais desenvolvidos de maneira independente e às criações para diversas empresas, como a Coteminas, das marcas Artex, Santista e MMartan. “Minha intenção é melhorar a vida das pessoas, trazendo mais conforto, alegria e prazer através dos objetos”, diz.

Publicidade