As cores que farão sucesso em 2013

Consultamos cinco fabricantes de tintas e destacamos as quatro principais vertentes que farão sucesso em paredes e acessórios

Por Texto Cecilia Arbolave | Reportagem Visual Cecilia Arbolave e Bianca da Silva Pereira (Colaboração) Atualizado em 14 dez 2016, 13h00 - Publicado em 21 jan 2013, 21h21

Natureza vívida

Nem só de tons terrosos são compostas as paletas inspiradas na proximidade com os ambientes naturais e nas coisas simples da vida. “Há vermelhos que vêm das frutas do bosque, verdes vivos como o da alfafa e o azul-índigo do brim. As cores são saturadas e autênticas”, aponta Benito Berretta, diretor de marketing da Coral. “Os matizes intensos reverenciam a natureza sob um ponto de vista contemporâneo, fornecendo combinações otimistas”, avalia Deise Melo, estilista de cores da Lukscolor.

01-tendencia-cores-da-moda-2013 02-tendencia-cores-da-moda-2013 03-tendencia-cores-da-moda-2013

Cinzas e neutros

Se a vida cotidiana é tão corrida e cheia de estímulos, há momentos em que precisamos de uma pausa – e é isso o que esta tendência representa. “São tons silenciosos, delicados e esfumaçados, que podemos associar a paisagens de neve e neblina”, fala Benito Berretta, da Coral. Mas saiba que não é necessário encerrar-se na neutralidade dos cinzas, off-whites e azuis desse grupo. “A combinação com cores mais vibrantes é uma ótima alternativa para ambientes amplos, como salas”, ele completa.

04-tendencia-cores-da-moda-2013 05-tendencia-cores-da-moda-2013 06-tendencia-cores-da-moda-2013
Continua após a publicidade

O novo pastel

Relações cada vez mais agitadas, iniciativas coletivas e o crescente desejo de compartilhar ideias definem o mundo hoje. Refletindo esse cenário, as tonalidades pastel deixam de ser tão esmaecidas e ganham pitadas de luminosidade e doçura, passando a ser chamadas de candy colors. “Elas expressam energia e criatividade”, segundo Benito Berretta, da Coral. Não tenha medo de usá-las. “Um ambiente pode receber diferentes tons desta paleta, resultando em leveza e equilíbrio”, afirma Ana Kreutzer, designer de cores da Suvinil.

07-tendencia-cores-da-moda-2013 08-tendencia-cores-da-moda-2013 09-tendencia-cores-da-moda-2013

Neons que arrasam

A tecnologia digital impera. “Os neons estão ligados a essa rapidez na informação, à cibernética e à fibra óptica”, explica Patrícia Fecci, gerente de produtos da Sherwin-Williams. “São cores cítricas e intensas”. Para não exagerar, combine-as com preto, branco ou cinza, amenizando o efeito luminoso. “Esta paleta traz frescor e acento renovado à decoração. Ela ultrapassa as superfícies das paredes e permeia os objetos”, detalha Ana Kreutzer, da Suvinil.

10-tendencia-cores-da-moda-2013 11-tendencia-cores-da-moda-2013 12-tendencia-cores-da-moda-2013

*largura x profundidade x altura. / preços pesquisados em 7 de janeiro de 2013, sujeitos a alteração.

Continua após a publicidade

Publicidade