Aprenda a pendurar cortinas em janelas de diferentes tipos

Janela quadrada, arqueada, bay window... você sabe como coordenar a cortina com cada um desses tipos de estrutura? Aprenda, com dicas nossas e da Elle Decor

Por Redação Atualizado em 30 nov 2016, 02h02 - Publicado em 2 ago 2016, 15h23

Antes de conferir esta matéria, leia nossa reportagem com respostas às 20 dúvidas mais frequentes sobre cortinas.

Você sabia que duas das dez perguntas sobre design mais feitas ao Google são sobre cortinas? Foram esses os dados levantados pela Elle Decor, que aproveitou a informação para criar, com ajuda do designer de interiores Nathan Fischer, um pequeno manual visual sobre como pendurá-las com varão em diferentes janelas.

De acordo com Nathan, a instalação das cortinas pode transformar completamente um ambiente — para melhor ou para pior. Na hora de instalá-las, é importantíssimo prestar atenção na qualidade do varão e se ele está reto e nivelado. Caso ele tenha mais de 3 metros de comprimento, deve ser preso com mais de três suportes — a não ser que você queria um varão entortado por causa do peso do tecido!

A recomendação geral é que o varão esteja separado do teto ou das sancas por, no mínimo, oito centímetros. Confira as dicas do profissional para cada tipo de janela:

Janelas quadradas

janela-quadrada-desenho-American Artist

DICA DO PROFISSIONAL: O varão deve ter 30 centímetros extras em cada lado da janela — o truque evita que, quando abertas, as cortinas cubram toda a vista.

 

 Janelas com travessão

janela-travessao-desenho-American Artist

Continua após a publicidade

DICA DO PROFISSIONAL: Se a janela for muito perto do pé direito e não for possível instalar o varão a oito centímetros do teto, ele deve ser colocado entre as duas janelas. Se o tecido for pesado, adicione mais meio centímetro de espaço entre o fim do tecido e o chão — é provável que ele estique com o tempo.

 

Janelas arqueadas

janeka-arqueada-desenho-American Artist

DICA DO PROFISSIONAL: Prestando atenção na altura mínima entre o teto e o varão, você deve pendurá-lo o mais distante da parte mais alta do arco quanto for possível. Isso se você quiser muito uma cortina — Nathan recomenda que esta janela não tenha nenhum adorno, principalmente por causa do detalhamento de sua estrutura.

 

Bay window (também conhecida como janela saliente)

bay-window-American Artist

DICA DO PROFISSIONAL: Como acortinar uma janela que se projeta para fora do edifício? Você pode instalar três hastes isoladas, com uma cortina diferente para cada um dos vidros. A arquiteta Luara Mayer, do Lineastudio Arquiteturas, já aconselhou nosso portal: para obter um visual uniforme, o truque é unir os varões com conectores do tipo cotovelo.

 

Agora que já sabe como quer sua cortina, aprenda também à limpa-la!

Continua após a publicidade

Publicidade