Aprenda a fazer uma capa de crochê para pufe
Aposte no pufe mais baratinho que achar: ele ficará lindo com esta capa!
Por Texto Daniela Arend (RJ) Fotos Bruno Carvalho (RJ)
access_time
19 Jan 2017, 15h37 - Publicado em 26 Oct 2010, 17h16
As colchas e almofadas feitas por dona Uba para a neta Dani causam inveja entre os amigos da moça. E, quando apareceram no número 2 da revista (Bons Achados, pág. 36), chamaram a atenção. Daí a ideia de pedir a dona Uba para ensinar a fazer uma capa de pufe com sobras de linhas. Atente apenas para que sejam da mesma espessura, avisa. Confira também ilustrações com o passo a passo dos pontos usados para fazer esta capa.
Material:
– Sobras de linhas nas cores que desejar
– Agulha para crochê 2 mm
– 2 m de elástico redondo
– Pufe quadrado (40 x 40 x 40 cm)
Custo: R$ 60 (incluindo o pufe)
-
1.
zoom_out_map
1/8
1. A base do crochê é a laçada, apertada por um nó que forma o primeiro ponto. Não a ajuste demais para que a agulha possa entrar.
-
2.
zoom_out_map
2/8
2. Segure o trabalho com a mão esquerda, entre o polegar e o dedo médio. Já tendo um ponto na agulha, levante uma laçada: passe a agulha embaixo do fio e depois por cima, puxando o ponto, que se chama correntinha. Faça 7 delas.
-
3.
zoom_out_map
3/8
3. De volta ao início, feche o círculo com 1 ponto baixíssimo. Faça 3 correntinhas, lace e volte ao centro. Teça 2 pontos altos e 3 correntinhas, formando o primeiro quadrado. Siga com 2 pontos altos e 3 correntinhas até fechar a carreira.
-
4.
zoom_out_map
4/8
4. Troque a cor. Com a agulha em uma das correntinhas, dê uma laçada, faça 3 correntinhas e 1 ponto baixo (isso se chama alça), repetindo 8 vezes. Termine com 1 ponto baixíssimo.
-
5.
zoom_out_map
5/8
5. Inicie a terceira carreira: 3 correntinhas, 2 pontos altos e 1 correntinha. Na segunda alça, faça 3 pontos altos, 1 correntinha e 3 pontos altos, o que forma o canto. Na alça seguinte, siga com 1 correntinha, 3 pontos altos e 1 correntinha. Alterne as duas últimas sequências até concluir a carreira com 1 ponto baixíssimo. Na quarta carreira são 3 correntinhas e 1 ponto baixo sobre a correntinha da carreira anterior. Faça 3 correntinhas e 3 pontos altos, 1 correntinha e 3 pontos altos para continuar o canto. Teça 3 correntinhas e 1 ponto baixo na correntinha da carreira anterior. Repita. Depois de mais 3 correntinhas, faça outro canto. O segredo do motivo está na quinta carreira: quando chegar ao canto, troque a linha (mas não a corte!) por uma de outra cor. Faça 3 pontos altos, 1 correntinha e 3 pontos altos para então voltar à cor anterior e continuar a sequência 3 pontos altos, 1 correntinha e 3 pontos altos até o próximo canto, em que se troca a linha novamente. Siga esse procedimento até obter o desenho que vai cobrir a parte de cima do pufe. No detalhe, o avesso do trabalho as linhas devem ser cortadas com folga para o arremate.
-
6.
zoom_out_map
6/8
6. Terminado o topo, pare de aumentar os cantos: teça apenas 3 pontos altos na correntinha central do canto. Faça o mesmo nos outros três cantos, seguindo com 1 correntinha e 3 pontos altos. Continue até passar 2 cm da altura do pufe.
-
7.
zoom_out_map
7/8
7. Finalize com o elástico na barra e arremate com um nó.
-
8.
zoom_out_map
8/8
Receita do motivo, consultoria de Lucia Hermes, São Paulo.