7 segredos da combinação de estampas

Com estas dicas você vai se tornar um mestre na combinação de padronagens!

Por Débora Fernandes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 dez 2016, 15h11 - Publicado em 3 nov 2016, 18h04

Quem nunca se pegou tentando combinar estampas, mas sem saber exatamente o que fazer? Afinal, as imagens que encontramos em revistas e no Pinterest sempre trazem misturas incríveis de padrões – só que replica-las em casa nem sempre é tão fácil. Para ajudar, o site Apartment Therapy separou sete ambientes e seus segredos de sucesso. Atente-se a eles e quando você menos esperar estará fazendo combinações sem esforço!

1. Varie as escalas

1-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

Um dos maiores artifícios da decoração é combinar estampas com escalas diferentes. O tamanho do padrão faz toda a diferença – a variação evita a sensação de um espaço sobrecarregado. No ambiente acima um tapete kilim com geometria grande chama a atenção, acompanhado de almofadas de estampas menores em segundo plano. Exemplo perfeito do truque!

2. Defina um foco

2-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

O amor por estampas, neste quarto, é exacerbado. Mesmo assim o ambiente não ficou pesado. O segredo? O papel de parede floral é usado como estampa principal, chamando a atenção. Apesar da abundância de padrões, nenhum deles compete. Para replicar o efeito, experimente combinar estampas de aquarela com geometria, ou a tendência de verão das palmeiras com listras discretas.

3. Harmonize os tons

3-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

É a harmonia dos tons que faz com que os padrões contemporâneos misturados neste living deem certo em conjunto. Os designers limitaram a paleta de cores para brancos e azuis, dinamizando a escolha com tamanhos de padronagens diferentes. Assim, a grande escala do padrão das cortinas e paredes casa com as estampas mais intrincadas dos acessórios.

4. Siga um tema

4-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

Esta sala de estar é surpreendente: uma variedade de cores e padrões foi aplicada no tapete, manta, almofadas e até no arranjo de parede sem que o décor se tornasse exagerado. O trunfo foi seguir um tema – no caso, padrões gráficos – deixando bastante espaço entre os elementos para descanso do olhar.

Continua após a publicidade

5. Deixe espaço em branco

5-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

Precisamos enfatizar o que foi dito acima: espaço em branco é essencial! A distância neutra entre os padrões misturados no quarto não deixa que eles se encontrem e contrastem fortemente um com o outro. Salvo um pouco de laranja, esta paleta de cores é suave, sem peso no décor.

6. Abrace a boêmia

6-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

É fã do estilo boho? Ele requer a mistura de padrões diversificados para atingir sua aparência descontraída, como acontece no terraço acima. Escolha com liberdade e atrevimento, concentrando-se no que agrada ao olhar – na dúvida, prefira formas orgânicas e alinhe as cores.

7. Inspire-se nos arranjos de paredes

7-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

Escolher uma peça para inspirar a paleta de cores é um trunfo comum na decoração que também pode ser usado na combinação de estampas. Tome os quadros na parede como ponto de partida, fazendo com que a vida imite a arte! Na foto, padrões florais que lembram o das obras são misturados nas almofadas, conectando ambos. A harmonia está presente nas cores.

Leia também:

Continua após a publicidade

Como usar cores e estampas em espaços pequenos

Sofá e almofada: como combinar?

7 tendências para decorar sua sala

7 segredos da combinação de estampas

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!

Publicidade